ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA
CONTRADIÇÕES E ESTRATÉGIAS FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44492Resumo
O presente artigo é resultado de uma dissertação de mestrado. O objetivo da pesquisa foi apreender e interpretar como estudantes de escolas públicas percebem a universidade pública. A partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de Juiz de Fora, foram explorados dois pontos principais: (i) se esses estudantes veem a universidade pública como uma possibilidade e (ii) caso a percebam, como a percebem. Visto que todos os estudantes entrevistados estavam buscando desvios na trajetória social de suas famílias, pois eram filhos de pais que não cursaram o ensino superior, foram explorados dois casos para aprofundamento nas linhas do artigo. O foco foi apreender as estratégias e representações desses estudantes a partir das concepções de Pierre Bourdieu de que a busca de uma vaga no ensino superior em geral e no ensino superior público em particular é uma disputa entre classes sociais por uma posição comparativamente vantajosa no espaço social hierarquizado por diferentes tipos de capitais: econômico, cultural, simbólico e social. Quanto aos resultados, são apresentadas as estratégias e a gestão da escolaridade dos filhos de duas famílias e seu impacto na visão e disposição de cada estudante sobre o ingresso no ensino superior.
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