O SENTIDO DO PÚBLICO E A UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44545Resumo
Tomando como problema de pesquisa o debate acerca do sentido público na Universidade Pública, o objetivo deste artigo é compreender como e de que forma essa instituição contribui para que o seu corpo discente desempenhe um papel emancipador e crítico na sociedade. Para tal, adotou-se a revisão de literatura recente acerca do tema em tela, e utilizou-se como documento referência a experiência concreta da política de Cotas da Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo demonstrou que a democratização da Universidade Pública criou condições de possiblidade para a implementação e consolidação da Política de Cotas e, dessa forma, ampliou o acesso e a permanência de discentes advindos dos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.