O SENTIDO DO PÚBLICO E A UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44545

Resumo

Tomando como problema de pesquisa o debate acerca do sentido público na Universidade Pública, o objetivo deste artigo é compreender como e de que forma essa instituição contribui para que o seu corpo discente desempenhe um papel emancipador e crítico na sociedade. Para tal, adotou-se a revisão de literatura recente acerca do tema em tela, e utilizou-se como documento referência a experiência concreta da política de Cotas da Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo demonstrou que a democratização da Universidade Pública criou condições de possiblidade para a implementação e consolidação da Política de Cotas e, dessa forma, ampliou o acesso e a permanência de discentes advindos dos setores mais vulneráveis da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zélia Maia de Souza, UFJF

Professora Adjunta (C/03) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/ UFJF) atuando na graduação e Pós -Graduação. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Doutorado em Educação (Conceito CAPES 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2013). Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014-2016). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e Sociedade (GEPHEs). Coordena o Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação (NESCE). Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (2021-2025). Integra o Comitê Assessor ao Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa - Ciências Humanas - Educação (2023/2025). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Internacional Standing Conference for the History of Education (ISCHE). Desenvolve pesquisas em História da Educação nos seguintes temas: Infâncias, Juventudes, Instituições Escolares, cultura escolar, imprensa pedagógica.

Elita Betania Andrade Martins

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UFJF, atua na Pedagogia e nos demais cursos de licenciatura, com disciplinas na área de Políticas Públicas e Gestão escolar e no Programa de Pós graduação PPGE/UFJF, na linha Trabalho, Estado e Movimentos sociais. Doutora em Educação pela UFJF (2014), dedica seus estudos aos temas políticas públicas, formação de professores, trabalho docente e autonomia. Coordenadora do grupo de pesquisa GESE/UFJF que discute questões ligadas às políticas públicas, administração e sistemas de ensino. Tem experiências na educação, nas áreas de políticas públicas educacionais, gestão e formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

MAIA DE SOUZA, M. Z. ., & Andrade Martins, E. B. (2024). O SENTIDO DO PÚBLICO E A UNIVERSIDADE PÚBLICA. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29035. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44545

Edição

Seção

Dossiê: O direito à educação no contexto de conservadorismo e disputa de mercado