CRIANÇAS E MUSEOLOGIA SOCIAL

A SALVAGUARDA DE UM TERRITÓRIO CAIÇARA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47516

Resumo

Este artigo narra e reflete sobre o processo de criação do Museu Vivo Caiçara da Praia Grande da Cajaíba, articulando-o com conceitos caros ao campo da museologia social como patrimônio, salvaguarda e memória, aportando também ao debate algumas perspectivas de território, cosmopolítica e contracolonialidade. O Museu conta com acervo de materiais produzidos sobre (e algumas vezes com) a comunidade, buscando inventariar os bens culturais presentes nos modos de fazer e de viver inscritos nos corpos e no território da comunidade. A curadoria do Museu envolve a presença de crianças, jovens e Mestres implicados em um processo de educação popular e museal pela defesa de seu território e de sua memória. O fio que enlaça as narrativas presentes no Museu nasceu a partir de oficinas com jovens e crianças da comunidade, em diálogo com os Mestres Altamiro, Dona Jandira e Dona Dica, reconhecidos em seus saberes e fazeres caiçaras.

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Biografia do Autor

Lucia Cavalieri, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação

Dedica-se ao Magistério do Ensino Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) desde 2013. Campo de atuação, interesse e desejo: educação popular, educação ambiental, educação museal, relação teoria e prática na formação de professores, educação do campo, campesinato e vida cotidiana, natureza e crianças, epistemologias nativas (mestres da cultura e da natureza). Integra a Rede Primeira Infância em Museus (PiMu), o GT22 (educação ambiental) da ANPED, o Laboratório de Educação e Patrimônio (LABOEP), o Projeto Encontro de Saberes da UFF. Coordena o Projeto de Extensão "Museu Vivo Caiçara". É mãe de Martin desde 2008.

Dafne Rozencwaig Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

José Artur Barroso Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1991), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2001 e 2007), com pós-doutorado pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Foi editor da Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia de 2016 a 2020. Tem experiência como docente e como pesquisador na área de Educação, atuando nos seguintes temas: comunicação multimodal, currículo, formação de professores, ensino de ciências, educação ambiental, atividades de campo, turismo, educação não formal e produção de material didático.

Thatiana Duarte Lourival, Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina

Pesquisadora do Observatório dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina (OTSS), Brasil. Advogada do Fórum das Comunidades Tradicionais (FCT), Brasil.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Cavalieri, L., Souza, D. R. ., Fernandes, J. A. B. ., & Lourival, T. D. . (2025). CRIANÇAS E MUSEOLOGIA SOCIAL: A SALVAGUARDA DE UM TERRITÓRIO CAIÇARA. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30021. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47516

Edição

Seção

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências