TRABALHO DOCENTE E INDRAESTRUTURA NO ENSINO MÉDIO
UMA REVISÃO INTEGRATIVO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44229Resumo
Este estudo tem por objetivo mapear e analisar artigos científicos das duas últimas décadas nas plataformas: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Scielo Educ@ e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos Capes) que abordam os temas: trabalho docente e infraestrutura no contexto do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, com base em artigos científicos, norteada pela seguinte questão: o que apontam as produções disponíveis nas duas últimas décadas que abordam o trabalho docente e a infraestrutura das escolas no contexto do ensino médio? Os principais referenciais teóricos pautam-se em Saviani e Kuenzer. Foi analisado um total de sete artigos com base em três categorias: condições de acesso e permanência dos estudantes; intensificação da docência e de condições de oferta do ensino e precarização do trabalho docente e a infraestrutura escolar. Após análise, concluiu-se que a ampliação do acesso ao ensino médio não contou com adequadas condições de oferta no que se refere à infraestrutura, precarizando, assim, o trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.