MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44228

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar nas memórias de professores de Educação Física, desde o tempo de escolarização até as etapas profissionais, referências que podem ter influenciado suas práticas educativas, a fim de analisar as permanências e as mudanças ocorridas no trabalho educativo. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Jequié, município do interior da Bahia, com professores de Educação Física formados a partir da década de 1980. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que se pauta na História Oral como método de coleta de e análise de dados, juntamente com a produção na área. Para este artigo usamos como referência o ponto de vista de três sujeitos, três professores de Educação Física que narraram suas histórias de vida, permitindo perceber em suas trajetórias profissionais a forte influência exercida pelo esporte de alto rendimento, algo que acreditamos refletir a realidade de muitas aulas de Educação Física nas escolas públicas da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Vaz Sampaio Junior, Secretaria Estadual de Educação-Bahia/Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2016). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2001). Membro pesquisador do Grupo CORPO/UFBA. Pesquisando os seguintes temas:História da Educação Física e do Esporte; História do Corpo; Atualmente é auxiliar de esportes da Prefeitura Municipal de Jequié e professor regente - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física escolar.

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando no curso de Educação Física e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGMLS-UESB).

Coriolano Pereira da Rocha Junior, UFBA

PÓS-DOUTORADO EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE DE LISBOA (2018); DOUTOR EM HISTÓRIA COMPARADA PELA UFRJ (2011); MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE GAMA FILHO (2000); LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1993); PROFESSOR ASSOCIADO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (UFBA); LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA CORPO; Vice coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa FACED/UFBA.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

Sampaio Junior, N. V., Marta, F. E. F. ., & Rocha Junior, C. P. da . (2024). MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44228

Edição

Seção

Artigos