A ARGUMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44040Resumo
Neste trabalho, buscamos analisar a construção argumentativa na produção textual escrita de alunos do ensino médio de uma escola pública no contexto de uma intervenção pedagógica, centrando-nos no exame de teses, técnicas argumentativas e argumentos utilizados. Além disso, objetivamos dimensionar o potencial das intervenções realizadas pelo docente na ampliação da capacidade de argumentar e de se posicionar dos alunos diante de temas sociais relevantes. O artigo fundamenta-se em trabalhos sobre argumentação no discurso (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2014), produção textual, texto dissertativo-argumentativo e ensino (Antunes, 2009; Koch, Elias, 2017; Santos-Marques, 2020; dentre outros), avaliação, reescrita de textos e mediação docente (Suassuna, 2011; Silva; Suassuna, 2017). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa. Os textos que compõem o corpus de análise foram coletados por meio de uma pesquisa de campo, de viés interventivo, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Os resultados da investigação apontam que, mediante o trabalho de intervenção proposto, os produtores conseguiram construir textos dissertativo-argumentativos em que expressam uma tese e fazem uso de técnicas e argumentos consistentes e adequados para sustentar a argumentação defendida. Os resultados apontam ainda que, na versão final, como reflexo do trabalho de mediação do professor, houve um aprimoramento da construção argumentativa dos textos produzidos e da capacidade de se posicionar dos alunos, considerando-se a reelaboração e o refinamento das teses, bem como a alteração e adequação dos argumentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.