“LINHAS DO LUTO”: SOBRE A AUTODETERMINAÇÃO NACIONAL E CULTURAL DE L. S. VIGOTSKI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43024

Resumo

Apresenta-se o texto de Vigotski Linhas do luto (1916) com comentários detalhados. É o primeiro de três artigos publicados na revista semanal judaica Novi Put [Novo rumo], que podem ser reunidos, convencionalmente, num tríptico dedicado ao problema da correlação entre as tradições nacional, cultural e religiosa da contemporaneidade do autor. O texto e os comentários permitem ampliar a compreensão sobre a posição pessoal e semântica do jovem Vigotski numa situação política e normativa indefinida. Isso ajuda a reconstruir as especificidades da autodeterminação social, política e ético-nacional do cientista e evidenciar as bases éticas que determinam o fundamento da abordagem histórico-cultural. Uma ênfase específica é dada à dialogicidade interna entre as culturas judaica e russa. Nos comentários sobre o texto, enfatizam-se especificidades da posição artístico-reflexiva de Vigotski em relação aos acontecimentos pré-revolucionários que permitem atribuir sentido a uma série de problemas sócio-políticos, morais-éticos e, principalmente, psicológicos que, posteriormente, terão lugar em seus trabalhos científicos. Uma linha especial dos comentários relaciona-se com a análise do estilo e da composição do artigo, a sua estrutura de camadas múltiplas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Samuilovitch Sobkin, Instituto de Administração da Educação da Academia Russa de Educação

Doutor em Psicologia, professor, Diretor do Centro de Sociologia da Educação, Instituto de Administração da Educação da Academia Russa de Educação, Moscou, Rússia.

Tatiana Anatolievna Klimova, Universidade Ortodoxa de Moscou St. Ioann Bogoslov

PhD em Psicologia, professora da cátedra de psicologia geral e aplicada, Universidade Ortodoxa de Moscou St. Ioann Bogoslov, Moscou, Rússia.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Sobkin, V. S., Klimova, T. A., Prestes, Z., Tunes, E., & Santos de Araujo, E. . (2024). “LINHAS DO LUTO”: SOBRE A AUTODETERMINAÇÃO NACIONAL E CULTURAL DE L. S. VIGOTSKI. Educação Em Foco, 29(Especial), e29005. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.43024