LIBERTÉ DE CHOIX, MARCHÉ ET ÉCOLE

Autores

  • Hubert Vincent Université de Rouen

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42303

Resumo

Neste artigo procuramos mostrar a estreiteza das categorias de mercado para pensar as noções de escolha e de escolha na escola. Por um lado e antes de mais regressando à análise de situações de escolha, e por outro e depois reflectindo sobre o que pode muito bem aparecer como o fim da escola, nomeadamente, a possibilidade de qualquer compromisso. A noção de compromisso, ao contrário da de escolha, é central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hubert Vincent, Université de Rouen

Professor universitário (70ª seção), Universidade de Rouen desde 2011 Professor Universitário (17ª seção) no IUFM de Lille (2003-2011) Docente (17ª secção), IUFM Nord-Pas de Calais (99-2003). Professor associado de filosofia na IUFM de Tours (87-95) e depois em Versalhes (96-99) Professor associado do I.E.P. de Paris (91-99). Docente no departamento de filosofia da Universidade de Tours (87-92), Nanterre (ciências da educação, 99-01). Professor de filosofia, Lycée G.Courbet, Belfort (85-87). Atividades de ensino Filosofia da educação e filosofia política da educação. História das ideias educacionais. Ética e valores na educação e formação. ◊ Responsável pela pesquisa do mestrado 2 ◊ Membro do laboratório CIRNEFF ◊ Diretor de programas de pesquisa: – Diretor francês do programa de pesquisa Capes-Cofebub: “Confiança, diversidade e diferença” (2015-2018); ◊ Gestão do grupo de pesquisa interdisciplinar sobre confiança, Universidade de Rouen. (2015-2017) Temas de pesquisa e missões no exterior Pluralismo e diversidade Confiança e perda de confiança. Relação com o(s) conhecimento(s). Ética e valores na educação e formação. Filosofia da educação clássica (Montaigne, Platão, Nietzsche, em particular) e contemporânea (Foucault, Dewey, Alain, Deleuze, Rawls, Walzer em particular). Brasil: Missões de pesquisa recentes: 6 meses na Universidade de Campinas, no âmbito dos convênios USP-Cofecub (2013); Grécia: Universidade de Patras, missão de ensino e investigação sobre o conceito de confiança (2014). Rússia: Associação V. Polenov (Polenovo) e Universidade de Tula. Arte, educação (2015).

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Vincent, H. (2023). LIBERTÉ DE CHOIX, MARCHÉ ET ÉCOLE. Educação Em Foco, 28(Dossiê Temático). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42303

Edição

Seção

Seção 03 - Outros Espaços de Investigação Educacional