UM EXEMPLO DO PRESSÁGIO DA RESERVA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40885

Resumo

Para este artigo foi realizado um estudo longitudinal acerca do número de matrículas na educação superior no Instituto Federal de Brasília (IFB) no âmbito da política de reserva de vagas. As reformas universitárias ocorridas no Brasil, anteriores à promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88), não atenuaram a dívida histórica que o país acumulou ao longo das décadas do século XX com a população de estudantes de classes desfavorecidas, em relação ao acesso e permanência na educação superior. O objetivo central deste estudo foi investigar a política de reserva de vagas na educação superior ao longo de um decênio no Instituto Federal de Brasília (IFB). A metodologia utilizada neste estudo possui uma abordagem mista que abrange tanto a análise qualitativa quanto a análise quantitativa. Para este estudo, levou-se em conta o número de matrículas de estudantes cotistas e de ampla concorrência para efeitos de comparação. Os resultados apontam que, no Instituto Federal de Brasília (IFB), as políticas de inclusão adotadas nas duas primeiras décadas do século XXI para este nível de ensino, deram propulsão a uma política de atenuação dessa dívida. Apontam ainda que, um número crescente de matrículas por meio de reserva de vagas foi possível, em função da lei de cotas, de programa governamental de auxílio estudantil e de outros programas que incentivam o acesso, a permanência e a conclusão da educação superior de estudantes ingressantes por meio de reserva de vagas.

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Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep. 

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Sâo Paulo (USP); Meste em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidae Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Gestão Pública e em Enisno de Ciências-Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Graduado (Licenciado) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Área de concentração de Pesquisa: Estado, Sociedade e Educação. Linhas de pesquisa: Avaliação da Educação Superior; Avaliação em Larga Escala; Políticas da Educação Superior.

Paola Matos da Hora, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep

Pesquisadora em Informações e Avaliações Educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep. Doutorado e Mestrado em Educaçâo pela Universidade de Brasília (UnB); Especializaçao em Avaliação Escolar pela Universidade de Brasília (UnB); Graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Sousa, A. S. de, & Hora, P. M. da . (2023). UM EXEMPLO DO PRESSÁGIO DA RESERVA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40885

Edição

Seção

Artigos