AÇÕES INTERDISCIPLINARES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM TEA

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Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico, tendo como objetivo propor um retrospecto sobre o histórico e os principais conceitos relativos ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), à Interdisciplinaridade, à Literacia Digital e à Aprendizagem Criativa, apontando as questões que abarcam o desenvolvimento da alfabetização de crianças com TEA. Sobre a Interdisciplinaridade direcionou-se para as contribuições de práticas e ações, valorizando os saberes de todas as pessoas envolvidas no processo em prol da formação da cidadania e autonomia dos estudantes bem como, para a qualificação do ensino em uma proposta inclusiva. Na temática da Literacia Digital, são apresentadas as contribuições de práticas dinâmicas com direcionamento para a ludicidade. Por fim, são abordados os conceitos da Aprendizagem Criativa através de propostas elaboradas a partir da espiral da aprendizagem. Diante da pesquisa realizada, aprofundaram-se os conceitos e constataram-se os benefícios de propor ações interdisciplinares mediadas pela tecnologia, favorecendo e impulsionando os processos de alfabetização das crianças com TEA, pois essas ações agregam na construção de uma escola e sociedade mais inclusiva, assim como na qualidade de vida e autonomia dos estudantes que apresentam desenvolvimento atípico, contribuindo para a reflexão dos entrelaçamentos dos temas envolvidos no estudo.

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Biografia do Autor

Tatiana de Souza Mello, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale/RS, especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extenção, Graduação e Pós-Graduação (CENSUPEG-RS) e Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e docência nas disciplinas de formação pedagógica do Nível Médio com ênfase em Psicopedagogia pela Universidade Feevale/RS. Professora e neuropsicopedagoga no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo/RS e participante da equipe de formação de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Tem interesse na área de educação inclusiva, aprendizagem criativa, avaliação educacional e neurociências. E-mail: tatiana_smello@hotmail.com

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Débora Nice Ferrari Barbosa é Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2007, 2001). Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel - 1998). Pós-doutora pela University of Califórnia Irvine, EUA. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT - nível 1D do CNPq. É professora titular na Universidade Feevale, atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPGDiver). Também atua nos cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação. É lider do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia Digital, Neurociência e Educação (CNPq-Feevale). É membro dos grupos de Pesquisa em Informática na Educação (Feevale) e Desenvolvimento em Computação Móvel e Ubíqua (Unisinos). Como pesquisadora desenvolve projetos na área de Tecnologias Educacionais e Sociais e Jogos Digitais voltados para a Educação e Saúde. Os principais temas de pesquisa estão relacionados à Tecnologia e Saúde, Neurociência e Educação, Games na Educação e Aprendizagem Móvel e Ubíqua. Coordena projetos de pesquisa em sua área de atuação, especialmente em parceria com a AMOCRIANÇA - Associação de Assistência ao Menor em Oncopediatria de Novo Hamburgo-RS. Possui projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por órgãos de fomento. Participa de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico em empresas da região. Orientadora e co-orientadora de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Desde 2014 vem atuando em projetos de extensão onde as pesquisas estão inseridas, seja no suporte metodológico, seja na aplicação/coleta de dados, junto à escolas de educação básica da região do Vale dos Sinos/RS (Programa Ciências e Tecnologias na Educação Básica). Desenvolve atividades em projetos de formação de professores junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal da Prefeitura de São Leopoldo/RS. Em 2018, foi membro da comissão julgadora do Prêmio Jovem Cientista - Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional Ensino Médio - MCTI/CNPq/Fundação Roberto Marinho. Atua como revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Participa do comitê de programa de eventos nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e menção honrosa por suas pesquisas. Possui articulações internacionais para pesquisa com Itália e Estados Unidos. https://orcid.org/0000-0001-8107-8675. https://www.researchgate.net/profile/Debora_Barbosa4; Web of Science ResearcherID:G-5861-2013

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

de Souza Mello, T., & Ferrari Barbosa, D. N. (2023). AÇÕES INTERDISCIPLINARES MEDIADAS PELA TECNOLOGIA PARA CRIANÇAS COM TEA. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40689

Edição

Seção

Artigos