A INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40588Resumo
O acolhimento institucional é uma medida provisória que busca a reintegração da criança ou adolescente em sua família de origem ou em uma família substituta. O atendimento no acolhimento institucional, quando em funcionamento conforme a legislação, tem como princípio ser um espaço seguro para crianças e adolescentes. Este artigo tem por objetivo analisar as produções científicas sobre a inclusão de crianças em situação de acolhimento institucional na educação infantil. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, a partir de teses, dissertações e artigos, na base de dados da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações e o Scielo. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo. Os resultados mostram que pouco se discute acerca da escolarização de crianças em situação de acolhimento institucional na educação infantil. Com relação à inclusão escolar desse público, as discussões referem-se, principalmente, ao direito ao acesso, desconsiderando a qualidade da permanência, participação e aprendizagem das crianças.
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