SINK OR FLOAT

UM PROJETO INTERDISCIPLINAR BILÍNGUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40584

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar reflexões sobre os processos de ensinar e de aprender por meio de um projeto interdisciplinar desenvolvido em duas turmas do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Bilíngue da Rede Privada situada no Vale do Itajaí/SC. Compreende-se que a Educação Bilíngue envolve, para além das línguas, o acesso e à promoção da interculturalidade, baseando-se na Teoria Histórico-Cultural, e aos interesses coletivos da sociedade e que a interdisciplinaridade é um diálogo entre diferentes áreas do saber e dos componentes curriculares que as integram. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa a partir da aplicação de uma sequência didática envolvendo 43 estudantes do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Bilíngue da Rede Privada localizada no Vale do Itajaí/SC. Os resultados apontaram que o desenvolvimento de práticas de letramentos favoreceram o aprendizado de conceitos e conhecimentos de outros campos do saber, em virtude da interdisciplinaridade em Língua Inglesa e promoveram processos de ensino e aprendizagem inclusivos e significativos para os estudantes. Considera-se que, tal prática pedagógica que vislumbrou a pesquisa, instiga a autonomia, o protagonismo e o engajamento dos estudantes na, pela e com a mediação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Isabela Barbosa Vieira, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Mariana Aparecida Vicentini, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Sandra Pottmeier, Universidade Regional de Blumenau

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Fistarol, C. F. da S., Vieira, I. B., Vicentini, M. A., & Pottmeier, S. (2023). SINK OR FLOAT: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR BILÍNGUE. Educação Em Foco, 28(1), e28034. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40584

Edição

Seção

Artigos