SINK OR FLOAT
UM PROJETO INTERDISCIPLINAR BILÍNGUE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40584Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar reflexões sobre os processos de ensinar e de aprender por meio de um projeto interdisciplinar desenvolvido em duas turmas do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Bilíngue da Rede Privada situada no Vale do Itajaí/SC. Compreende-se que a Educação Bilíngue envolve, para além das línguas, o acesso e à promoção da interculturalidade, baseando-se na Teoria Histórico-Cultural, e aos interesses coletivos da sociedade e que a interdisciplinaridade é um diálogo entre diferentes áreas do saber e dos componentes curriculares que as integram. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa a partir da aplicação de uma sequência didática envolvendo 43 estudantes do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Bilíngue da Rede Privada localizada no Vale do Itajaí/SC. Os resultados apontaram que o desenvolvimento de práticas de letramentos favoreceram o aprendizado de conceitos e conhecimentos de outros campos do saber, em virtude da interdisciplinaridade em Língua Inglesa e promoveram processos de ensino e aprendizagem inclusivos e significativos para os estudantes. Considera-se que, tal prática pedagógica que vislumbrou a pesquisa, instiga a autonomia, o protagonismo e o engajamento dos estudantes na, pela e com a mediação dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.