FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS

UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2017 – 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39734

Resumo

Este estudo tem como objetivo central apresentar um balanço da produção acadêmica acerca da formação continuada de professores no contexto das tecnologias digitais, o qual foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como recorte temporal o período de 2017 a 2021. Em termos metodológicos, realizou-se um levantamento bibliográfico com a análise de 44 produções acadêmicas (dissertações e teses). O estudo permitiu a emissão de considerações sobre a distribuição das produções por ano, regiões e estados da federação, bem como por universidades e as temáticas presentes nas produções acadêmicas. Além desses aspectos, identificaram-se as abordagens metodológicas, os métodos e técnicas de produção de dados demarcados nas pesquisas. Como considerações, entre outras, salienta-se que há uma concentração de estudos na Região Sudeste do Brasil, mais especificamente no Estado de São Paulo. As universidades públicas são as instituições que apresentam o maior número de publicações e as temáticas principais relacionam a formação continuada dos professores e as tecnologias digitais com a prática pedagógica em sala de aula. Na dimensão metodológica, a abordagem qualitativa é referenciada em quase todas as investigações, o estudo de caso é o método de pesquisa mais enfatizado e o questionário e a entrevista são as técnicas de produção de dados que predominam nas produções acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de França Almeida Gurgel, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO, associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN. Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade Potiguar – UNP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

  Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UFERSA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Docente (GEFOR/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Gurgel, V. de F. A., & Medeiros, E. A. de. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA (2017 – 2021). Educação Em Foco, 28(1), e28018. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39734

Edição

Seção

Artigos