EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39641

Resumo

Esta investigação teve como foco compreender os significados atribuídos pela produção de conhecimento em Educação Física Escolar e deficiência, entre 1979 a 2019. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e de abordagem quanti-qualitativa, pautada na correlação de fontes bibliográficas e documentais, estruturada em três etapas: uma de coleta de dados e duas correspondentes a categorização e análises. Nos 14 periódicos investigados, foram encontradas 325 publicações, sendo 212 enfocando o contexto não escolar, e 113, o contexto escolar. Para o contexto escolar, as discussões dão maior destaque para valores humanísticos e resguardam as subjetividades das pessoas com deficiência, diferentemente das discussões não educacionais, que são marcadas por características mais biológicas. De forma geral, concluímos que são poucos os trabalhos referentes à temática eleita neste estudo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

É professor de Educação Física, bolsista do programa de Residência Docente da UFJF, com atuação no Colégio de Aplicação João 23. Graduou-se pela UFJF - bacharelado (2018) e licenciatura (2021). Cursa Mestrado em Educação no PPGE/UFJF e Especialização em Metodologia da Educação Física Escolar pelo IF do Sudeste de MG. Atuou em projetos de ensino, pesquisa e extensão com enfoque sobre diferentes conteúdos da Cultura Corporal. Hoje, no grupo de estudos GPCD, investiga sobre Deficiências, Educação e Educação Física. Especialmente, o que busca são entendimentos sobre processos formativos de professores de Educação Física Surdos.

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora,https://orcid.org/0000-0001-8746-8404

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escola, Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência e mestranda em Educação/segundo Semestre 2020. Atualmente sou professora da Rede Estadual de Ensino (E.E. Maria das Dores de Souza - Educação Especial) e professora da Rede Municipal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, dança escolar, dança de salão/danças folclóricas, educação a distância. Área de Estudo e Pesquisa: deficiência.

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora,https://orcid.org/0000-0001-8746-8404

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas: corpo, gênero, sexualidades, ginástica e dança com ênfase no universo da educação e educação física escolar. Ministra as disciplinas Ginástica Geral e Concepções Metodológicas Aplicadas à Ginástica na graduação.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Ribeiro Nascimento, R., Gomes de Souza, B., & Franco, N. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019). Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39641

Edição

Seção

Artigos