EDUCAÇÃO FÍSICA E DEFICIÊNCIAS NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (1979 A 2019)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39641Resumo
Esta investigação teve como foco compreender os significados atribuídos pela produção de conhecimento em Educação Física Escolar e deficiência, entre 1979 a 2019. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e de abordagem quanti-qualitativa, pautada na correlação de fontes bibliográficas e documentais, estruturada em três etapas: uma de coleta de dados e duas correspondentes a categorização e análises. Nos 14 periódicos investigados, foram encontradas 325 publicações, sendo 212 enfocando o contexto não escolar, e 113, o contexto escolar. Para o contexto escolar, as discussões dão maior destaque para valores humanísticos e resguardam as subjetividades das pessoas com deficiência, diferentemente das discussões não educacionais, que são marcadas por características mais biológicas. De forma geral, concluímos que são poucos os trabalhos referentes à temática eleita neste estudo.
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