ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39623

Resumo

O estudo objetivou realizar o estado do conhecimento da equipe multiprofissional na educação vislumbrando identificar possíveis impactos de sua atuação. Metodologicamente, partir do objetivo proposto, definimos como descritores: “equipe multiprofissional e educação”; “equipe multiprofissional e educação em Santa Catarina”; e “práticas pedagógicas e equipes multiprofissionais”, tendo como critérios de seleção as publicações entre os anos de 2010 e 2020. A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: catálogo de teses e dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).  Foram encontrados 42 resultados entre teses e dissertações produzidas pelas universidades brasileiras. Dentre os resultados encontrados,  foram elencados os trabalhos que tinham alguma aproximação com a educação e que formaram o corpus da investigação. Para a análise das publicações a partir dos resumos, com o auxílio de software voltado para a realização de cálculos (Excel) foram criadas tabelas, a qual gerou um banco de dados com 9 publicações: a primeira contendo o levantamento das teses e dissertações,a segunda com as bibliografias anotadas, a terceira organizando a bibliografia sistematizada, a quarta elencando a bibliografia categorizada e a quinta descrevendo a bibliografia propositiva. No que se refere aos resultados do estudo, diferenciamos os termos “equipe multidisciplinar” e “equipe multiprofissional”; destacamos também a importância do desenvolvimento de atividades coletivas que adotam perspectivas interdisciplinares. Os resultados deste estudo indicam que a atuação de uma equipe multiprofissional no contexto escolar pode ocorrer de diversas formas com vistas a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de forma ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Carvalho Monteiro, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação pelo Instituto Federal Catarinense. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Planalto Catarinense (2014). Tem especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar (2016) e experiência na área de Serviço Social, Serviço Social na Educação, com ênfase em Serviço Social, Política de Assistência Estudantil, sendo que atualmente desenvolve seu trabalho como Assistente Social no Instituto Federal Catarinense.

Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGe) da Universidade Federal de Santa Catarina, com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação (2014). Mestre em Educação (2008) e Licenciada em Pedagogia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina com habilitação em Supervisão Escolar e Séries Iniciais. Desenvolveu pesquisa na Linha: Educação, História e Política. Professora em caráter temporário na Universidade Federal de Santa Catarina e com experiência na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Possui experiência na área de educação específica, com ênfase na Pedagogia Hospitalar (Atendimento Escolar Hospitalar). Temas de interesse: fenômenos sociais que possam ser analisados e compreendidos tanto da perspectiva histórica, quanto sociológica da Educação tais como socialização profissional, intelectuais e projetos educacionais, instituições de pesquisa, formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina desde 2003 (GPEFESC). Participa também de estudos sobre o intelectual Pierre Bourdieu desenvolvidos pelo LAPSB/GPEFESC na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIOLÓGICAS PIERRE BOURDIEU (LAPSB). Atualmente é professora no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, atuando nos cursos de Licenciatura e coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes, Fazeres e Discursos da Docência. Atua como professora no Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Educação - Mestrado - do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Como Citar

Carvalho Monteiro, P., & Mól Ribeiro de Melo, M. (2023). ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 28(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.39623

Edição

Seção

Artigos