PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS E PESQUISAS QUE DISCUTEM O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Resumo

Com o objetivo de identificar a maneira como o Letramento Científico (LC) é utilizado e pesquisado no ensino superior foi realizada esta pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em periódicos revisados por pares, a partir do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de monografias de pós-graduação, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) até o ano de 2019. Os resultados foram divididos nos seguintes eixos de análise: Público-alvo, Estratégias e Uso do LC. Concluiu-se que todos os pesquisadores do tema enxergam o LC como objetivo fundamental da educação, principalmente da chamada “Educação Científica”. Por outro lado, não há consenso entre quais práticas levam ao LC havendo ainda pouca utilização do aporte teórico já estabelecido na área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Scoparo do Espírito Santo, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupã

Assistente de Suporte Acadêmico na Faculdade de Ciências e Engenharia/FCE-Unesp/Tupã. Doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências /FFC-Unesp/Marília. Mestrado em Ensino de Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/FCT-Unesp/Presidente Prudente.

Luciana Aparecida de Araújo, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marilia

Professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências/ Unesp/ Marilia. Doutorado e mestrado em educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências/ Unesp/Marilia

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

Espírito Santo, G. S. do ., & Araújo, L. A. de. (2023). PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS E PESQUISAS QUE DISCUTEM O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Foco, 28(1), e28011. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39390

Edição

Seção

Artigos