PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS E PESQUISAS QUE DISCUTEM O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Com o objetivo de identificar a maneira como o Letramento Científico (LC) é utilizado e pesquisado no ensino superior foi realizada esta pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em periódicos revisados por pares, a partir do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de monografias de pós-graduação, a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) até o ano de 2019. Os resultados foram divididos nos seguintes eixos de análise: Público-alvo, Estratégias e Uso do LC. Concluiu-se que todos os pesquisadores do tema enxergam o LC como objetivo fundamental da educação, principalmente da chamada “Educação Científica”. Por outro lado, não há consenso entre quais práticas levam ao LC havendo ainda pouca utilização do aporte teórico já estabelecido na área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.