SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO NO WHATSAPP

CONTRIBUIÇÕES AO LETRAMENTO ACADÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38635

Resumo

As ferramentas digitais fazem cada vez mais parte das atividades de ensino e aprendizagem, sendo necessário investigá-las para compreender o potencial que elas podem ter com o desenvolvimento dos alunos e mesmo dos professores. Considerando a escassez de tempo em poder trabalhar todos os conteúdos necessários para os estudantes universitários dominarem os gêneros textuais relativos ao letramento acadêmico, o emprego de algumas ferramentas digitais pode ser uma alternativa promissora. Visando contribuir com uma reflexão sobre este tema, este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica sobre a implementação de uma sequência didática do gênero artigo científico por meio da ferramenta digital WhatsApp. Para isso, apoiando-se nas discussões sobre letramento acadêmico e ensino de gêneros textuais foi desenvolvida e implementada uma sequência didática de artigo científico para alunos de uma universidade privada do interior de São Paulo. Os resultados indicam que os alunos avançaram em seu conhecimento sobre o gênero artigo científico, e que o WhatsApp, dadas as suas características, pode contribuir para os trabalhos com gêneros textuais visando o desenvolvimento de letramento acadêmico na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Aparecido Bragiatto, Universidade São Francisco

Aluno de Pedagogia na Universidade São Francisco. 

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

Bragiatto, G. A., & Bueno, L. (2023). SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO NO WHATSAPP: CONTRIBUIÇÕES AO LETRAMENTO ACADÊMICO. Educação Em Foco, 27(1), 27060. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38635

Edição

Seção

Artigos