PERIGOS OCULTOS

COVID-19, COMODIFICAÇÃO E A PERDA DA EDUCAÇÃO CRÍTICA

Autores

  • Michael W. Apple Universidade de Wisconsin-Madison, EUA
  • Luciano Carlos Mendes Freitas Filho (Tradutor) Instituto Federal da Bahia - IFBA

Resumo

Neste ensaio, o curriculista norte-americano Michael W. Apple problematiza as investidas atuais de grupos conservadores às políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à educação domiciliar/homeschooling, em meio à pandemia da COVID-19. Ao longo do texto, sustenta-se uma reflexão acerca de alguns "perigos" político-epistemológicos e seus efeitos no cenário educacional contemporâneo que, a priori, segundo o autor, não estão sendo discutidos com a ênfase necessária. Que efeitos tais políticas – em estreita relação com demandas reformistas empresariais – podem proporcionar à escolarização e à prática docente em sala de aula? Como elas têm mobilizado práticas de comodificação/mercantilização do currículo escolar? O autor provoca, igualmente, educadores e estudiosos em educação, convocando a todos para um "descruzar de braços" em defesa de uma educação criticamente democrática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael W. Apple, Universidade de Wisconsin-Madison, EUA

Michael W. Apple é ocupante da cátedra John Bascom de Currículo, Ensino e de Estudos de Política Educacional da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, distinção recebida em reconhecimento às excepcionais contribuições de docente para sua área de atuação. É também doutor Honoris Causa pela Universidade da Corunha, Espanha e Professor Visitante na Universidade de Manchester. Seus livros recentes incluem: A educação pode mudar a sociedade?; A Luta pela democracia na educação: Lições de realidades sociais; Disrupting Hate in Education: Teacher Activists, Democracy, and Global Pedagogies of Interruption (ainda sem versão em português); e a 4ª edição de seu texto clássico Ideologia e Currículo.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Apple, M. W., & Freitas Filho, L. C. M. (2022). PERIGOS OCULTOS: COVID-19, COMODIFICAÇÃO E A PERDA DA EDUCAÇÃO CRÍTICA . Educação Em Foco, 27(1), e27026. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37954

Edição

Seção

Ensaios