ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL E A (RE)INVENÇÃO DO(S) COTIDIANO(S)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37845

Resumo

Esta pesquisa aborda as práticas musicais coletivas desenvolvidas no IFCE, Campus de Sobral, por meio dos cursos de extensão de Flauta Doce, Clarineta e Saxofone e Canto Coral. O estudo buscou verificar a repercussão do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) nas práticas comuns dos seus participantes através da interlocução com a teoria das práticas cotidianas de Michel de Certeau. A abordagem metodológica enfatizou o paradigma qualitativo e tomou como design o estudo de caso, recorrendo a múltiplas técnicas de coleta de dados. Os resultados revelaram as diferentes formas de consumo, apropriação e utilização do aprendizado musical e das práticas musicais coletivas pelos praticantes dos cursos de extensão. Ademais, apesar da presença de jogos de poder, imposição, reprodução e consumo inerentes ao ambiente educativo, foi possível reconhecermos esse ambiente, também, como um lugar capaz de estimular em seus praticantes um consumo ativo e a utilização de tática e antidisciplina, possibilitando, assim, a (re)invenção do(s) seu(s) cotidiano(s).

 

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Biografia do Autor

Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz, Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora de música no Instituto Federal do Ceará - IFCE, campus de Sobral, doutoranda em Educação e mestra em Artes (Profartes) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, especialista em Arte-Educação para o Ensino de Música (FACPED) e Licenciada em música pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. 

Marco Antonio Toledo Nascimento, Universidade Federal do Ceará e Université de Montreal

É professor Associado da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, atuando no Curso de Música-Licenciatura. Doutor em Música (com cotutela de tese) nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Foi Bolsista de Produtividade (FUNCAP) entre 2012 e 2021.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Gonçalves Cruz, F. A. M., & Nascimento, M. A. T. (2022). ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTO MUSICAL E A (RE)INVENÇÃO DO(S) COTIDIANO(S). Educação Em Foco, 27(1), 27045. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37845

Edição

Seção

Artigos