TEORIA ATOR-REDE E EDUCAÇÃO
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37321Resumo
Este trabalho tem como tema a imbricação da Teoria Ator-Rede ao campo da Educação. Seu objetivo foi consolidar uma Revisão Sistemática (RS) de artigos cadastrados no Portal de Periódicos da Capes e no repositório da SciELO entre os anos de 2017 e 2021, os quais abordam o uso da Teoria Ator-Rede como via teórico-metodológica para análises em contextos educacionais. Metodologicamente, a RS seguiu o protocolo proposto por Akobeng (2005) e partiu de um universo de 52 artigos, que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a quatro produções. Esse indicador, além de expressar uma escassez de publicações assentadas sobre o tema, sugeriu uma insuficiência de experiências pedagógicas, que consideram a análise do agenciamento de objetos técnicos no contexto educacional. Em contrapartida, a RS ressaltou a pertinência da Teoria Ator-Rede como uma base conveniente à pesquisa em Educação, subsidiando a análise de práticas socioformativas e de políticas públicas.
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