O PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS

Autores

Resumo

O artigo identifica o conteúdo e a estrutura das representações sociais de professor de escola pública, construídas por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se de um estudo qualitativo do qual participaram 372 estudantes, egressos exclusivamente de escolas públicas, matriculados em diferentes cursos da UFPE. Utilizamos como técnicas de coleta de dados um questionário e um teste de associação livre de palavras. Os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados revelaram um conteúdo representacional de professor de escola pública centralizado em incentivo. A estrutura dessa representação está centrada em aspectos socioafetivos e profissionalismo, associados a desafios que desmotivam os docentes. O artigo dá visibilidade a fatores que contribuem para o desinteresse pela docência, ou seja, ressalta as condições de trabalho e o contexto de desvalorização social dos professores, a partir daqueles que estão diretamente envolvidos e dependem de suas práticas na escola: os estudantes. Em face dos resultados, indicamos a necessidade de formulação de políticas que abranjam a formação e valorização social dos profissionais professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. coordenadora do grupo de Pesquisa Educação e Representações Sociiais.  Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Lia Matos Brito Albuquerque, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação, Professora aposentada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Campus Itaperi - Fortaleza-CE. Professora colaboradora, membro do grupo de pesquisa "educação e Representações Sociais. Contato: liamatosbrito@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Machado, L. B., & Albuquerque, L. M. B. (2022). O PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UNIVERSITÁRIOS. Educação Em Foco, 27(1), 27040. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37255

Edição

Seção

Artigos