A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 8º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37079

Resumo

O Estatuto da Igualdade Racial (EIR) ratificou a obrigatoriedade de se incluir nas redes de ensino pública e privada o estudo da história geral da África e da população negra brasileira. Essa legislação, em vigência desde 2010, veio a preencher uma lacuna da legislação antecessora ao impor ao Poder Executivo a obrigação tanto de fomentar a formação de professores quanto de garantir a elaboração de material didático condizente com a empreitada. Desta feita, o artigo tem como objetivo analisar a coleção de livros de História das séries finais do Ensino Fundamental II adotada pela rede municipal de Uberaba (MG), para verificar se e como foi incorporado o disposto no EIR. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental desenvolvida em abordagem qualitativa, pela qual se constatou que o descompasso entre textos e imagens faz com que o material em questão pouco contribua para a necessária ressignificação da participação do povo negro na construção do país.

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Biografia do Autor

Gustavo Donizete da Matta Ferreira, Universidade de Uberaba

Doutorando em Direito pelo PPGD do Centro Universitário de Bauru – ITE, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba, especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva e bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba. É Procurador do Município de Uberaba e membro do GEPEDiCi - Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação na Diversidade para a Cidadania”.

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Cientista social com mestrado e doutorado em Sociologia pela UNESP de Araraquara e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba e membro do GEPEDiCi - Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação na Diversidade para a Cidadania”.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Donizete da Matta Ferreira, G., & Telles Márques, F. (2022). A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 8º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Foco, 27(1), 27025. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37079

Edição

Seção

Artigos