PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO NO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36651Resumo
Este artigo propõe uma discussão sobre o Caderno Estruturante 1 do Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio. Tal estudo de viés qualitativo, tem como base uma análise documental do Caderno 1 e também uma revisão bibliográfica de autores que estudam as relações de trabalho, o sistema curricular e as juventudes. Neste estudo, pretende-se discutir a relação entre empreendedorismo e o componente projeto de vida presentes nestes documentos dentro proposta do Ensino Médio para Santa Catarina, bem como questionar qual a relação deste a uma suposta ordem social que produz relações sociais, maneiras de viver e também maneiras de subjetivar. Tal análise documental e revisão bibliográfica apontam que há uma relação entre o componente curricular Projeto de Vida e o conceito de empreendedorismo, configurando um sintoma que se manifesta a partir de uma lógica neoliberal de projeto construtivista de sujeito e empresa de si.
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