FREIRE & FAUNDEZ
A PERGUNTA PELOS INTELECTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36508Resumo
O diálogo entre Paulo Freire e Antonio Faundez, que resulta no livro Por uma pedagogia da pergunta é um rico documento-testemunho da experiência de ambos: exilados, pensadores, pedagogos – talvez, sobretudo, intelectuais. E, através das questões abordadas em sua conversação, os dois acabam por estabelecer uma importante reflexão acerca da intelectualidade periférica, latino-americana. O que é ser intelectual desde a periferia, à margem dos países hegemônicos? Mas seria possível ser de fato um intelectual senão a partir dessa posição marginal ou marginalizada, onde eles se mostram ainda mais necessários? E o que são já os intelectuais naquele momento de fim do século? Qual a sua experiência acumulada, qual o seu futuro possível? Busca-se definir, portanto, essa condição quase paradoxal, ao mesmo tempo que imensamente vibrante, dinâmica. Com isso, busca-se ajudar a conceber e construir uma intelectualidade latino-americana, vista como condição sine qua non para o adequado enfrentamento dos problemas locais e regionais. São muitas as questões, que irão se condensar no título que a obra reivindica.
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