FREIRE & FAUNDEZ

A PERGUNTA PELOS INTELECTUAIS

Autores

Resumo

O diálogo entre Paulo Freire e Antonio Faundez, que resulta no livro Por uma pedagogia da pergunta é um rico documento-testemunho da experiência de ambos: exilados, pensadores, pedagogos – talvez, sobretudo, intelectuais. E, através das questões abordadas em sua conversação, os dois acabam por estabelecer uma importante reflexão acerca da intelectualidade periférica, latino-americana. O que é ser intelectual desde a periferia, à margem dos países hegemônicos? Mas seria possível ser de fato um intelectual senão a partir dessa posição marginal ou marginalizada, onde eles se mostram ainda mais necessários? E o que são já os intelectuais naquele momento de fim do século? Qual a sua experiência acumulada, qual o seu futuro possível? Busca-se definir, portanto, essa condição quase paradoxal, ao mesmo tempo que imensamente vibrante, dinâmica. Com isso, busca-se ajudar a conceber e construir uma intelectualidade latino-americana, vista como condição sine qua non para o adequado enfrentamento dos problemas locais e regionais. São muitas as questões, que irão se condensar no título que a obra reivindica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia de Educação - Faculdade de Educação / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: leomaiaufrj@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Maia, L. (2021). FREIRE & FAUNDEZ: A PERGUNTA PELOS INTELECTUAIS. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26044. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36508