A CONSCIENTIZAÇÃO DO OPRIMIDO E SEUS VÍNCULOS POSSÍVEIS À DURAÇÃO, À SIMPATIA, AO ESFORÇO E À ATENÇÃO

Autores

Resumo

Nunca é demais reafirmarmos a importância de Paulo Freire para a nossa educação brasileira e a educação mundial como um todo. As suas influências não obedecem fronteiras, pois Freire tem a incomum peculiaridade de fazer a educação dialogar com diferentes correntes de pensamento, estruturando uma filosofia e uma prática educacionais que transformam diferentes campos de reflexão e de ação humanas, unindo de uma forma única e potente o erudito e o popular. Nesse ensaio, buscamos uma aproximação entre Paulo Freire e Henri Bergson, mais particularmente um diálogo entre determinadas concepções teórico-práticas do primeiro em torno da noção de “conscientização” e as ideias de “duração”, de “simpatia”, de “esforço” e de “atenção” do segundo, desejando explorar outras nuances possíveis da proposta freiriana. Sabemos que Bergson é um dos pensadores que Freire estudou e que também influenciou suas concepções filosófico-educacional e prático-pedagógica. Especialmente em Pedagogia do oprimido, o filósofo brasileiro se remete ao filósofo francês a fim de delinear uma compreensão fundamental de temporalidade aberta, criadora e, em última instância, imprevisível, imanente à vida em geral e à vida humana em particular para, a partir daí, afirmar o caráter gerúndio do ser humano e de sua história na relação com o mundo: o homem e o mundo não são, estão sendo... Partindo então dessa ideia de tempo que os une, procuramos encontrar outros pontos de aproximação entre Freire e Bergson capazes de iluminar nossa educação ainda hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Gabriel Perissinotto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil.

Tarcísio Jorge Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto III da UFJF junto à Faculdade de Educação. Doutor em Filosofia pela USP, Mestre em Filosofia pela UFRJ e Licenciado em Filosofia pela UFJF. Tem experiência nas áreas da Filosofia e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Henri Bergson; História da Filosofia; Ética; Filosofia da Educação; Filosofia, Cinema e Educação. Publicou pela Editora Loyola o livro O método da intuição em Bergson e a sua dimensão ética e pedagógica. Atualmente é coordenador do GEFILE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação –, vinculado ao NEPED – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – e ao NEFPE – Núcleo de Estudos em Filosofia, Poética e Educação –, ambos da FACED/UFJF. É também coordenador geral do curso de Pedagogia a Distância - FACED/UAB/UFJF.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Perissinotto, P. G. ., & Santos Pinto, T. J. (2021). A CONSCIENTIZAÇÃO DO OPRIMIDO E SEUS VÍNCULOS POSSÍVEIS À DURAÇÃO, À SIMPATIA, AO ESFORÇO E À ATENÇÃO. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26055. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36489