A CONSCIENTIZAÇÃO DO OPRIMIDO E SEUS VÍNCULOS POSSÍVEIS À DURAÇÃO, À SIMPATIA, AO ESFORÇO E À ATENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36489

Resumo

Nunca é demais reafirmarmos a importância de Paulo Freire para a nossa educação brasileira e a educação mundial como um todo. As suas influências não obedecem fronteiras, pois Freire tem a incomum peculiaridade de fazer a educação dialogar com diferentes correntes de pensamento, estruturando uma filosofia e uma prática educacionais que transformam diferentes campos de reflexão e de ação humanas, unindo de uma forma única e potente o erudito e o popular. Nesse ensaio, buscamos uma aproximação entre Paulo Freire e Henri Bergson, mais particularmente um diálogo entre determinadas concepções teórico-práticas do primeiro em torno da noção de “conscientização” e as ideias de “duração”, de “simpatia”, de “esforço” e de “atenção” do segundo, desejando explorar outras nuances possíveis da proposta freiriana. Sabemos que Bergson é um dos pensadores que Freire estudou e que também influenciou suas concepções filosófico-educacional e prático-pedagógica. Especialmente em Pedagogia do oprimido, o filósofo brasileiro se remete ao filósofo francês a fim de delinear uma compreensão fundamental de temporalidade aberta, criadora e, em última instância, imprevisível, imanente à vida em geral e à vida humana em particular para, a partir daí, afirmar o caráter gerúndio do ser humano e de sua história na relação com o mundo: o homem e o mundo não são, estão sendo... Partindo então dessa ideia de tempo que os une, procuramos encontrar outros pontos de aproximação entre Freire e Bergson capazes de iluminar nossa educação ainda hoje.

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Biografia do Autor

Pedro Gabriel Perissinotto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil.

Tarcísio Jorge Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto III da UFJF junto à Faculdade de Educação. Doutor em Filosofia pela USP, Mestre em Filosofia pela UFRJ e Licenciado em Filosofia pela UFJF. Tem experiência nas áreas da Filosofia e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Henri Bergson; História da Filosofia; Ética; Filosofia da Educação; Filosofia, Cinema e Educação. Publicou pela Editora Loyola o livro O método da intuição em Bergson e a sua dimensão ética e pedagógica. Atualmente é coordenador do GEFILE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação –, vinculado ao NEPED – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – e ao NEFPE – Núcleo de Estudos em Filosofia, Poética e Educação –, ambos da FACED/UFJF. É também coordenador geral do curso de Pedagogia a Distância - FACED/UAB/UFJF.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Perissinotto, P. G. ., & Santos Pinto, T. J. (2021). A CONSCIENTIZAÇÃO DO OPRIMIDO E SEUS VÍNCULOS POSSÍVEIS À DURAÇÃO, À SIMPATIA, AO ESFORÇO E À ATENÇÃO. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26055. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36489