PERFIL SOCIOECONÔMICO E ENADE

QUEM SÃO OS ESTUDANTES DE HISTÓRIA DA UFRPE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36486

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico dos estudantes concluintes do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, estabelecendo um diálogo com os resultados das edições dos Enades de 2005 a 2017. Estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo, fez uso do levantamento de dados quantitativos, extraídos do Questionário do Estudante do Enade. Na fundamentação teórica, foram acolhidas as contribuições de Abreu, Ximenes (2020) e Cabral (2017) para a discussão sobre cotas; Wainer e Melguizo(2018); Ristoff (2016) e Dentz; Sato e Valle (2019) sobre o Enade; Santos (2013) sobre a relação das cotas com a permanência dos estudantes no ensino superior. Observou-se que os elementos trazidos pelo Enade constatam o êxito das iniciativas de inclusão de forma positiva e gradativa sobre a permanência dos graduandos mediante a implementação do sistema de cotas que favoreceu o acesso dos estudantes ao nível superior.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Maria de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é técnico administrativo da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2020.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad del Mar -Udelmar-Chile. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente - curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro do Centro Paulo Freire:Estudos e Pesquisa. Tem experiência na área de Educação com ênfase nas politicas educacionais e formação de professores; atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Prática educativa, Saberes docentes e organização escolar.

Emanuela Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco desde 2009. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Mestra em História, pela mesma Universidade (2003). Bacharel em História pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2016). Atua na área de Museologia, Patrimônio Cultural de C&T, Gestão Pública de Museus e do Patrimônio Cultural, Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Melo, J. M. de, Alencar, M. F. dos S., & Ribeiro, E. S. (2022). PERFIL SOCIOECONÔMICO E ENADE: QUEM SÃO OS ESTUDANTES DE HISTÓRIA DA UFRPE?. Educação Em Foco, 27(1), 27051. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36486

Edição

Seção

Artigos