(IN)COMPREENSÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO NA PESQUISA APLICADA SOBRE O ENSINO DE LINGUAGEM NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36370

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de traçar um panorama da influência do interacionismo sociodiscursivo (ISD) na pesquisa aplicada sobre o ensino de linguagem no Brasil e das (in)compreensões dessa teoria através da análise de dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Letras. Inicialmente, apresentamos os programas epistemológico e didático do ISD, destacando como os limites das opções teórico-metodológicas do primeiro se reverteram em limites para o segundo, sobretudo quando o situamos no quadro epistemológico geral da didática das línguas. Em seguida, coletamos 102 dissertações disponibilizadas nos sites das unidades do programa de em todo o país. A análise dos dados demonstrou que diante dos limites teórico-metodológicos do programa didático do ISD, muitos pesquisadores optam por usar o método das sequências didáticas associado a outras teorias linguísticas e a outros métodos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Bispo, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia, atuando no Colegiado de Letras - Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Líder do Grupo de pesquisas Epistemologias em Didática do Português - EDIPO.

Grasiela Caldas, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestra em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Membro de grupo de pesquisa Epistemologias em Didática do Português – EDIPO.  Nazaré/BA.

Girlene Bispo, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia. Membro de grupo de pesquisa Epistemologias em Didática do Português – EDIPO.  Alagoinhas/BA.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Bispo, M., Caldas, G. ., & Bispo, G. . (2021). (IN)COMPREENSÕES DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO NA PESQUISA APLICADA SOBRE O ENSINO DE LINGUAGEM NO BRASIL. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26077. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36370