UM DESPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS

UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36354

Resumo

O objetivo deste texto é analisar práticas de uma docente realizadas no ensino básico, com a participação de discentes do último ciclo do ensino fundamental (9º ano), de uma escola no norte de Mato Grosso. Tais práticas envolveram os multiletramentos (ROJO, 2009; 2013). Para este estudo foram selecionadas etapas desenvolvidas durante um Projeto de Letramentos realizado no ano de 2020, em contexto de pandemia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, com viés interpretativista, evidenciou fatores internos e externos ao processo, que contribuíram para a formação crítico-cidadã (discente/docente), com a elaboração dos trabalhos de leitura propostos, em contexto de aulas remotas, motivados pelo debate do tema “identidade e diversidade na escola” para reconhecimento da alteridade, em sua coconstrução sobre a ótica da identificação da comunidade. Os dados mostram, ainda, que as práticas potencializaram a reflexão de como as manifestações na e pela língua estão carregadas de historicidade e os modos de atuação social pelo uso das tecnologias digitais, culminando na produção do gênero textual webdocumentário: Webdoc e a voz da diversidade na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Spingolon, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - Sinop

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), unidade regionalizada de Sinop-MT. Docente de Língua Portuguesa pertencente ao quadro permanente de profissionais da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (São José do Rio Preto), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede, na Unemat, Sinop, Mato Grosso.

Albina Pereira de Pinho Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em Letras, na linha de pesquisa Ensino de Linguagens (UEMS/Campo Grande). Docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS) e Mestrado Profissional em Rede (PROFEI), na Unemat, Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Spingolon, M. ., Santos, L. I. S. ., & Silva, A. P. de P. . (2021). UM DESPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26079. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36354