CHILEAN INFLUENCE IN FREIRE’S THOUGHT

Autores

Resumo

Os anos passados no Chile por Paulo Freire são anos importantes tanto para o país quanto para o pedagogo brasileiro. Sua influência nas políticas e práticas educacionais é indiscutível. Neste artigo, no entanto, analisamos como o período no Chile mudou as ideias pedagógicas de Freire. Em particular, o contexto chileno e as pessoas que ele conheceu trouxeram uma mudança significativa na estrutura conceitual e nas ferramentas analíticas de Freire, pelo menos no que diz respeito a dois pontos-chave interligados: o marxismo heterodoxo e a ideia de alfabetização. A influência marxista se desenvolve principalmente como humanismo marxista e, portanto, envolve a premissa antropológica da pedagogia freiriana; nesta reflexão a noção de práxis assume um caráter central. A ideia de alfabetização, conforme definida no período chileno, está na vanguarda do debate internacional sobre a educação de adultos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolò Valenzano, Università di Torino

Department of Philosophy and Education Sciences, University of Turin, Italy

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Valenzano, N. (2021). CHILEAN INFLUENCE IN FREIRE’S THOUGHT. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26045. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36255