IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
UM BALANÇO DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36196Resumo
A formação dos professores que atuam na educação superior ainda se caracteriza como uma temática a ser explorada, especialmente no tocante à sua significação identitária. A despeito de ainda não figurar com protagonismo, a produção teórica sobre este tema tem aumentado qualitativa e quantitativamente nas últimas décadas. Nesta crescente ascensão, como tem se configurado as pesquisas acadêmicas sobre este tema e que autores tem se destacado? Que lacunas têm sido expostas? Para provocar reflexões sobre estes e outros questionamentos, esta pesquisa secundária teve como objetivo realizar um balanço de produção sobre a formação de professores que atuam na Educação Superior, na busca de sentidos que atravessam o desenvolvimento de seus processos identitários. Para tanto, foram identificadas as publicações de dissertações e teses no âmbito do repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no movimento de análise sobre os principais indicadores obtidos nos estudos selecionados entre os anos de 2015 e 2020. A pesquisa considerou a grande área de conhecimento “Educação” e os descritores “Educação Superior” e “Processos Identitários” como base de busca. Constatou-se que, embora esteja em uma ascendente espiral de significação e produção, muito ainda há por discutir e investigar, em especial temáticas que permitam correlacionar a formação do docente que atua na educação superior com o desenvolvimento de seus processos identitários e com a reflexão sobre suas experiências de vida e narrativas.
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