DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35992Resumo
A formação de professores requer a apropriação de concepções sobre educação e o fazer educativo. Essa atividade complexa exige constante reflexão crítica sobre a realidade social e sobre a prática. Nesse contexto, o Ensino Superior e a docência, assim como na Educação Básica, foram bruscamente modificados com uma das medidas preventivas investidas para refrear a disseminação da Covid-19. As instituições de ensino redimensionaram suas ações pedagógicas, inserindo o ensino remoto. A partir desse panorama, buscamos discutir e compreender os desafios da docência no ensino superior para a formação de professores no contexto do ensino remoto, circunstanciado pela pandemia da Covid-19 e investigar as percepções de estudantes de graduação acerca do ensino na modalidade remota. A metodologia foi de abordagem qualitativa e o instrumento utilizado para a produção dos dados empíricos foi entrevista semiestruturada, com estudantes de graduação de uma universidade pública. Os principais resultados revelam impactos na formação; interação como meio para se efetuar o processo de formação; alguns progressos no uso das TDICs; falta de infraestrutura adequada; impossibilidade de compreender a organização da escola in loco; a educação como um bem coletivo. Concluímos que a tecnologia é relevante para o desenvolvimento da sociedade e que o ensino remoto foi a atitude adequada para o momento pandêmico para que a educação não parasse; existe uma necessidade de transformar a escola e a universidade, todavia que isso não suprima os princípios fundamentais que a constituem.
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