Formação de professores de educação física no contexto da inclusão educacional

Autores

Resumo

A presença de escolares da educação especial em salas de aulas regular se constitui na atualidade uma realidade. Por conseguinte, o atendimento as demandas educacionais especiais de acesso ao currículo se impõem como um dos maiores desafios aos professores neste contexto. Posto isso, esse estudo se debruçou a pesquisar os modos de organização de conteúdos curriculares que valorizam a consolidação da Educação Inclusiva nos cursos de Educação Física. Os resultados evidenciaram que as instituições analisadas oferecem disciplinas ressaltando temas relacionados à Educação Física Adaptada para atender aos princípios norteadores da educação inclusiva, porém foram raros as situações observadas para diminuir improvisação do trabalho do professor de educação física de revisão dos fundamentos teórico-práticos no atendimento a esse público nos espaços educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martins, S.E.S.O, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/ Professora Assistente Doutora

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Fez Pós-doutorado no Programa de Linguística da UFSCar. É coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - LaLis/Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012). É responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista -Campus Marília/ Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai/UR (Processo No. 418/2014). É membro da Red Interuniversitaria Latinoamericana y del Caribe sobre Discapacidad y Directos Humanos – UNPL/Argentina e do Comitê Acadêmico de Discapacidad y Accesibilidad, vinculado à Associação do Grupo de Universidades de Montevideo – CAyAD/AUGM. Demostra ter publicado nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Educação de surdo. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão).

 

Louzada, J.C.A., Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília, na área de Educação Especial. Mestre em Educação (linha de pesquisa: Educação Especial) - FFC/UNESP/Marília. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Formação de Professores, Educação Inclusiva e Educação Escolar. Já desenvolveu pesquisas nas áreas de saúde, qualidade de vida e fisiologia do exercício. Participou ativamente do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012). (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Martins, S. E. S. de O., & Juliana Cavalcante de Andrade Louzada , J. (2021). Formação de professores de educação física no contexto da inclusão educacional. Educação Em Foco, 25(3). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/32914

Edição

Seção

Artigos