DE TUTOR A PROFESSOR MEDIADOR A DISTÂNCIA

AS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EAD

  • Durcelina Ereni Pimenta Arruda UFMG
  • Erika Abreu Pereira UFMG

Resumo

Este estudo propõe a reflexão sobre as transformações na configuração do trabalho docente por meio da EaD. Discutimos a iniciativa Bolsa- -Formação do programa Pronatec que instituiu o professor mediador a distância em uma função semelhante a do tutor. Os dados revelam que mudou a nomenclatura, mas as atividades desempenhadas pelos profissionais são as mesmas da tutoria. Outros fatores se destacaram tais como aumento no valor da bolsa, aumento no número de alunos e local de realização trabalho. Embora a iniciativa Bolsa-Formação apresente maior valorização financeira, os profissionais permanecem na condição de bolsistas. Esses fatores denotam as diversas formas nas quais a docência vem se estabelecendo na EaD da rede pública brasileira.

Publicado
2020-05-03
Seção
Artigos