DIÁRIOS ONLINE DE DOCENTES EM FORMAÇÃO

MEMÓRIAS DE INFÂNCIAS BRINCANTES NA CIBERCULTURA

Autores

  • Socorro Aparecida Pereira UESB
  • Marilete Calegari Cardoso UESB
  • Rosangela Alves de Oliveira Santos UESB

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30433

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa formação, desenvolvido em 2019, com estudantes do Curso de Pedagogia de uma universidade pública baiana, por meio de produção de diários na blogosfera, para escrita de suas itinerâncias nas disciplinas Educação Infantil, Alfabetização I e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a contribuição dos Diários Online, construídos pelos estudantes, sobre suas narrativas de memórias brincantes que vivenciaram na infância. A partir desse estudo foi possível perceber que os blogs, como diários virtuais, são textos móveis e abertos a autoria, escritos no ciberespaço e lançados no espaço público; um espaço formativo, interativo de leitura e escrita, que interfere também nas formas de aprendizagem, como possibilidade de produção de sentidos e de novos saberes. O trabalho aponta também, que os estudantes concebem o brincar como partilha e descoberta, ou seja, como um espaço social, um lugar de experiência, liberdade e aprendizagens. A liberdade está dentro do corpo do ser e não é diferente com o professor em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Pereira, S. A., Calegari Cardoso, M., & Alves de Oliveira Santos, R. (2020). DIÁRIOS ONLINE DE DOCENTES EM FORMAÇÃO: MEMÓRIAS DE INFÂNCIAS BRINCANTES NA CIBERCULTURA. Educação Em Foco, 25(1), 99–113. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30433

Edição

Seção

Artigos