PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA ESCOLA - MEDIAÇÕES E PRÁTICAS MÍDIA-EDUCATIVAS

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos e professores do ensino médio em três colégios do município de Duque de Caxias-RJ. Inicialmente, discorre sobre as abordagens conceituais que nortearam o projeto, tanto em termos de mediações como da mídia-educação. Assim como, apresenta uma discussão acerca das possibilidades de usos de conteúdos audiovisuais em sala de aula. Em seguida, expõem os objetivos da pesquisa, que visou promover a realização, por alunos e professores, de vídeos curtas-metragens adaptados de obras literárias. Finalmente, há a análise dos resultados à luz dos referenciais teóricos propostos, tendo em vista os vídeos produzidos e todos os seus processos de realização.

 

Biografia do Autor

Dostoiewski Champangnatte, Faculdade de Inhumas

Dostoiewski Champangnatte é Pós-Doutor em Comunicação e Doutor em Educação pela UERJ; Mestre em Educação pela UNESA; Bacharel em Comunicação Social - Cinema pela UFF-RJ e Licenciado em Pedagogia pela Alfamérica. 

Daniele Fortuna, Universidade do Grande Rio

Daniele Ribeiro Fortuna é Jovem Cientista do Nosso Estado, FAPERJ (2014-2017). Possui pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de doutorado-sanduíche na Georgetown University, em Washington, D.C., EUA, mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
2020-05-03
Seção
Artigos