Educ(ação) na sala de aula regular

  • Luciana Pacheco Marques
  • Katiuscia C. Vargas Antunes
Palavras-chave: Educ(ação). Inclusão. Exclusão. Diferenças.

Resumo

A proposta deste artigo é propor uma reflexão sobre a educ(ação) na sala de aula regular, problematizando a maneira como a educação vem se organizando no que tange aos seus objetivos, ao processo ensinoaprendizagem, à relação professoraluno, à prática pedagógica e à avaliação. Pretendemos inicialmente discutir essas questões à luz da abordagem tradicional, posto que para poder superá-la e caminhar na direção da educação inclusiva é necessário primeiro conhecê-la e compreendê-la como intrínseca à nossa prática, uma vez que nos constituímos professores e professoras imersos nesta perspectiva. Posteriormente, apresentamos outra perspectiva que indica uma caminhada inclusiva, lembrando sempre que todo caminho só acontece no seu saberfazer cotidiano e que cada escola é única em sua construção coletiva com seus professores e suas professoras, alunos e alunas.

Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques
Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFJF). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED).
Katiuscia C. Vargas Antunes
Doutora em Educação. Professora Auxiliar do Departamento de Educação (FACED/UFJF). É pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED).
Publicado
2015-02-24
Seção
Artigos