Preencher Potências e Inventar Educações Possíveis: pela experimentação de uma Formação-Sem-Órgãos
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462016019549Palavras-chave:
Corpo sem Órgãos, Educação, Formação.Resumo
O artigo busca, a partir da frente filosófica instaurada por Deleuze e Guattari na obra Mil Platôs (1995a, 1995b, 1996, 1997a, 1997b), pensar o campo educativo – o qual implica nas relações entre corpos, espaços, práticas, metodologias – como um fenômeno de estratificação de agenciamentos territoriais. Desse modo, a prática do Corpo-sem-Órgãos, enunciada por Artaud (Para acabar com o julgamento de Deus, 1947) e evidenciada também por Deleuze e Guattari em Mil Platôs, pode se tornar cara no sentido de gerar alguns movimentos de desterritorialização/desestratificação dos agenciamentos territoriais estratificados que formam o campo educativo. Isso implica pensar em pequenas educações, enquanto práticas marginais, que se alojam em uma grande Educação, já deveras instituída e legitimada, possibilitando aos corpos envolvidos em tais processos o “preenchimento de uma potência” (DELEUZE, 1988/1989, s/p) que lhes confere alegria produtiva e inventiva. Por fim, o artigo problematiza uma educação/formação sem órgãos que desinstitui as relações entre aprendizes, docentes e espaços educativos de formação de uma relação hierárquica, intentando tramar desvios sinuosos dos caminhos incessantemente pisados, invencionando outros percursos que se distanciam de receituários e identidades fixas.Downloads
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Publicado
2016-02-21
Como Citar
Mossi, C. P., & de Oliveira, M. O. (2016). Preencher Potências e Inventar Educações Possíveis: pela experimentação de uma Formação-Sem-Órgãos. Educação Em Foco, 99–116. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019549
Edição
Seção
Artigos
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