A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e seus primeiros anos de funcionamento: relações entre a república e as festas escolares (1912-1930)
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462016019547Palavras-chave:
Primeira República. Grupos Escolares. Festas Escolares.Resumo
Este artigo versa sobre aspectos referentes ao processo de criação e os primeiros anos de funcionamento do primeiro Grupo Escolar público fundado no município de Muriaé (Minas Gerais), denominado Grupo Escolar Silveira Brum (GESB). A investigação aqui problematizada, especificamente, aborda questões relativas à criação e consolidação do educandário, dando ênfase aos assuntos referentes às festividades escolares ocorridas no estabelecimento de ensino suprarreferenciado. O recorte temporal se justifica em virtude da data de fundação dessa instituição (1912) e o fim da Primeira República no Brasil (1930). Para a consecução do trabalho foram consultados documentos como relatórios do Grupo, ofícios e correspondências enviados à Secretaria do Interior, atas de eventos e outras fontes oriundas de visitas ao Arquivo Público Mineiro (APM), com sede em Belo Horizonte/MG, e ao acervo existente na atual Escola Estadual Doutor Silveira Brum, em Muriaé/MG. Esta análise permitiu identificar que as comemorações no Grupo atendiam aos interesses dos republicanos, que pretendiam se instituir no poder e difundir os ideais de civismo e amor à pátria no Brasil, no início do século XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.