A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e seus primeiros anos de funcionamento: relações entre a república e as festas escolares (1912-1930)

Autores

  • Talitha Estevam Moreira Cabral Universidade Federal de Viçosa
  • Denilson Santos de Azevedo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462016019547

Palavras-chave:

Primeira República. Grupos Escolares. Festas Escolares.

Resumo

Este artigo versa sobre aspectos referentes ao processo de criação e os primeiros anos de funcionamento do primeiro Grupo Escolar público fundado no município de Muriaé (Minas Gerais), denominado Grupo Escolar Silveira Brum (GESB). A investigação aqui problematizada, especificamente, aborda questões relativas à criação e consolidação do educandário, dando ênfase aos assuntos referentes às festividades escolares ocorridas no estabelecimento de ensino suprarreferenciado. O recorte temporal se justifica em virtude da data de fundação dessa instituição (1912) e o fim da Primeira República no Brasil (1930). Para a consecução do trabalho foram consultados documentos como relatórios do Grupo, ofícios e correspondências enviados à Secretaria do Interior, atas de eventos e outras fontes oriundas de visitas ao Arquivo Público Mineiro (APM), com sede em Belo Horizonte/MG, e ao acervo existente na atual Escola Estadual Doutor Silveira Brum, em Muriaé/MG. Esta análise permitiu identificar que as comemorações no Grupo atendiam aos interesses dos republicanos, que pretendiam se instituir no poder e difundir os ideais de civismo e amor à pátria no Brasil, no início do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Estevam Moreira Cabral, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em educação pela Universidade Federal de Viçosa, pedagoga formada pela mesma instituição. Atualmente é professora da rede pública de ensino.

Denilson Santos de Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). É professor Associado lotado no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFV), no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFV), nível de mestrado acadêmico e profissionalizante respectivamente, em cursos de pós-graduação lato sensu e em cursos de graduação. Atualmente é avaliador de cursos de bacharelado e licenciatura do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, política e educação contemporânea e ensino de história. 

Downloads

Publicado

2016-02-21

Como Citar

Cabral, T. E. M., & Azevedo, D. S. de. (2016). A criação do Grupo Escolar Silveira Brum e seus primeiros anos de funcionamento: relações entre a república e as festas escolares (1912-1930). Educação Em Foco, 165–186. https://doi.org/10.22195/2447-52462016019547

Edição

Seção

Artigos