EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA O CIRURGIÃO-DENTISTA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Curso de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
  • Igor Iuco Castro-Silva Curso de Odontologia. Universidade Federal do Ceará (UFC). Campus de Sobral
  • Suzana Mara Cordeiro Eloia Curso de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Mariana Ramalho de Farias Curso de Odontologia. Universidade Federal do Ceará (UFC). Campus de Sobral.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15836

Palabras clave:

Educação Continuada, Odontólogos, Estratégia Saúde da Família.

Resumen

Este estudo objetivou identificar o lugar da Educação Permanente em Saúde (EPS) no processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) retratando a relação entre as ações educativas para cirurgiões-dentistas da ESF e os pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Optou-se como método de investigação a revisão integrativa, através de uma busca de pesquisas científicas dos últimos dez anos no portal de pesquisas da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e publicações locais na cidade de Sobral, Ceará. A amostra final foi constituída de 6 publicações. A análise do material foi baseada na relação entre a EPS e o processo de trabalho em saúde bucal na ESF e a percepção do cirurgião-dentista. Há uma carência de estudos que analisem como objeto central a educação permanente em saúde articulada ao processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas que atuam na ESF e as concepções da política pelos atores envolvidos. A produção científica que aborda essa temática encontra-se em um período cronológico de decréscimo e sugere a necessidade de incorporação da EPS como ferramenta potencializadora da integração profissional no cuidado interdisciplinar.

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Publicado

2018-03-12

Número

Sección

Artigos de Revisão

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