Reorientação da formação profissional em saúde: o que nos dizem os relatórios finais dos PET-SAÚDE e PRÓ-PET-SAÚDE?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16791Palavras-chave:
Política de Saúde, Educação Superior, Sistema Único de Saúde.Resumo
Na busca de se construir uma assistência à saúde de qualidade de forma a substituir o modelo tradicional da organização do cuidado ao ser humano destaca-se o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) comoiniciativas dos Ministério da Saúde e da Educação pararedirecionaroprocessodeformação profissional. Diante disso, o presente artigo objetiva analisar o processo de implementação doPró-Saúde e PET-Saúde nas Universidades públicas de Sobral,Ceará, a partir dos relatórios finais dos referidos Programas. O estudo é documental com abordagem qualitativa. O material coletado foi analisado pelo método de Análise de Conteúdo proposta por Bardin e resultou em quatro categorias, sendo estas: repercussões para a reorientação da formação em saúde; integração ensino-serviço-comunidade; elementos facilitadores para a implementação; limitações e ações para superação. Espera-se que as elucidações apresentadas no estudo contribuam para que iniciativas integradoras de ensino e serviço sejam conduzidas em suas potencialidades, permitindo a superação de entraves e viabilizando a transformação definitiva das práticas ultrapassadas, fragmentadas, isoladas e reducionistas.