Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc, docx), LibreOffice ou OpenOffice (odt).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para serem acessados.
  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores", logo abaixo, nesta página, pois foi redigido de acordo com o Modelo para elaboração de artigos para submissão aqui disponibilizado.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades no Word", garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Se tiver dúvidas sobre a remoção da autoria em um documento do Word, por favor, acesse o link Remover dados ocultos e informações pessoais por meio da inspeção de documentos, apresentações ou pastas de trabalho
  • Acompanha a submissão uma Carta de apresentação de artigo para submissão anexada como um único documento suplementar em PDF (instruções mais detalhadas podem ser encontradas no modelo), contendo os nomes de todos os autores, endereços de e-mail e, no caso do autor principal para correspondência, endereço postal e telefone. Na Carta de Apresentação, é obrigatório informar o ORCID-Id e o link para o Currículo Lattes de todos os autores.
  • Todos os autores serão incluídos nos metadados da submissão. Os nomes constarão completos, sem abreviaturas, títulos e/ou formas de tratamento, grafados em letras minúsculas, com exceção das letras iniciais.
  • O artigo tem, no máximo, oito (8) autores. Observação: o Conselho Editorial poderá autorizar um número maior de autores desde que, na Carta de Apresentação, essa necessidade seja plenamente justificada, como ocorre, por exemplo, no caso de estudos multicêntricos.
  • O artigo tem, no máximo, 35 (trinta e cinco) referências bibliográficas. No caso de artigos de revisão, o Conselho Editorial pode aceitar mais de 35 referências, se o autor justificar essa extrapolação nos "Comentários para o Editor".
  • A tramitação dos artigos é explicada no item 8 das Diretrizes para Autores.
  • Política Antiplágio:
    Acompanha a submissão um relatório em PDF gerado por um software antiplágio.
    Para mais informações, veja o item 10 das INSTRUÇÕES PARA COLABORADORES.
  • A Revista de APS reserva-se o direito de alterar, no todo ou em parte , quando estime necessário e sem aviso prévio, as Condições para submissão e as Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA COLABORADORES

A Revista de APS – Atenção Primária à Saúde – (on-line) é uma publicação científica trimestral do Núcleo de Asses­soria, Treinamento e Estu­dos em Saúde (NATES), da Universi­dade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e com a Rede de Educação Popular em Saúde. Tem por finalidades: sensibilizar profissionais e autoridades da área de saúde em APS; estimular e divulgar temas e pesquisas em APS; possibilitar o intercâmbio entre academia, serviço e movimentos sociais organizados; promover a divulgação da abordagem interdisciplinar e servir como veículo de educação continuada e permanente no campo da Saúde Coletiva, tendo como eixo temático a APS.

ATENÇÃO

A Revista de APS não cobra taxas dos autores, porém as revisões textuais de português e inglês (e espanhol, quando for o caso) e a normalização bibliográfica dos manuscritos ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO serão de responsabilidade dos autores. As revisões textuais deverão ser realizadas por profissionais habilitados, com, no mínimo, graduação em Letras em cursos reconhecidos pelo MEC; no caso de trechos em inglês e/ou espanhol, serão aceitos, também, revisores que possuam habilitação nesses idiomas obtida em cursos reconhecidos pelo MEC e/ou certificação reconhecida (TOEFL "iTP" ou "iBT"; Michigan, Cambridge,  CEFRL, IELTS e DELE "B2 e superiores, até o  C2").  Os autores deverão informar, por escrito, em Nota Informativa (em PDF) anexada à submissão, o(s) nome(s) do(s) revisor(es) e o(s) link(s) para seu(s) respectivo(s) currículo(s) Lattes, devidamente atualizados (essa informação é obrigatória). No caso de empresas de revisão e/ou tradução, deverão ser informados o CNPJ, o endereço eletrônico da página  e o endereço de e-mail. Se desejar, o revisor poderá informar seu endereço de e-mail para divulgação de seu trabalho. Essas informações serão apresentadas na página da submissão, mas não constarão no artigo.

IMPORTANTE: mais de 50% das submissões são rejeitadas na fase de pré-avaliação, quando a Secretaria verifica se as diretrizes foram observadas. Por isso, solicitamos que assista ao tutorial "Submissão de artigos", que foi desenvolvido para ajudar você! 

1. A revista está estruturada nas seguintes seções: Artigos Originais, Artigos de Revisão, Artigos de Atualização, Relato de Casos e Experiências, Entrevista, Tribuna, Atualização Bibliográfica, Serviços e Notícias.

A seção “Artigos Originais” é composta por artigos resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais, voltados para investigações qualitativas ou quantitativas em áreas de interesse da APS. “Artigos originais” são trabalhos que desenvolvem críticas e criação sobre a ciência, tecnologia e arte das ciências da saúde, que contribuam para a evolução do conhecimento humano sobre o homem e a natureza e sua inserção social e cultural. (Devem ter até 25 páginas com o texto na seguinte estrutura: Introdução; Metodologia ou Casuística e métodos, Resultados, Discussão e Conclusão).

A seção “Artigos de Revisão” é composta por artigos nas áreas de “Gerência, Clínica e Educação em Saúde”. Os “artigos de revisão” são trabalhos que apresentam sínteses atualizadas do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde, buscando esclarecer, organizar, normatizar e simplificar abordagens dos vários problemas que afetam o conhecimento humano sobre o homem e a natureza e sua inserção social e cultural. Têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. (Devem ter até 20 páginas com texto estruturado em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão).

A seção de “Artigos de Atualização” é composta por artigos que relatam informações atuais ou novas técnicas das áreas cobertas pela publicação. (Devem ter até 15 páginas com texto estruturado em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão).

A seção de “Relato de Casos e Experiência” é composta por artigos que relatam casos ou experiências, explorando um método ou problema através do exemplo. Os relatos de casos apresentam as características do indivíduo estudado, com indicação de sexo e idade, podendo ser relativos a humanos ou a animais, ressaltando sua importância na atuação prática e mostrando caminhos, condutas e comportamentos para sua solução. (Devem ter até 8 páginas com a seguinte estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). ATENÇÃO: antes de submeter um artigo como "Relato de Casos e Experiência", leia a Carta Circular n° 166/2018-CONEP/SECNS/MS, que traz "Esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo 'relato de caso' no Sistema CEP/Conep para a área biomédica" .

 As demais seções são de responsabilidade dos Editores para definição do tema e convidados: Entrevista - envolvendo atores da APS; Tribuna – debate sobre tema polêmico na APS, com opinião de especialistas (2 páginas); Atualização bibliográfica – composta de lançamentos de publicações, resenhas (1 página) e resumos de dissertações ou teses (2 páginas) de interesse na APS; Serviços- informações sobre eventos e endereços úteis; Notícias informações sobre eventos ocorridos, portarias ministeriais, relatórios de grupos de trabalho e leis de interesse na APS.

Anais de congressos: a Revista de APS também publica anais de congressos cujos temas se enquadrem no escopo da revista. Para esses, pode ser usada a forma "resumo expandido". Os resumos expandidos deverão ter entre duas (2) e cinco (5) páginas, com, no máximo, 1.500 palavras, excluindo-se as referências bibliográficas, e deverão obedecer às regras gerais constantes no modelo padrão. Os resumos expandidos deverão conter informações sucintas e concretas, contemplando Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões, sem gráficos, tabelas, imagens e/ou quadros. 

2. A submissão dos trabalhos é realizada on-line no endereço: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/index. O(s) autor(es) deve(m) se cadastrar usando e-mail válido, e devem responder de forma ágil às mensagens eletrônicas recebidas, podendo, assim, acompanhar o processo de avaliação. Os artigos devem ser elaborados por meio de um destes programas: Microsoft Word (versão 6.0 ou superior), OpenOffice ou LibreOffice.  Deve-se usar fonte “Arial” tama­nho 12, espaço entre linhas um e meio (baixe aqui o modelo para elaboração de artigos para submissão). Na submissão deve constar uma Carta de apresentação de artigo para submissão (anexada como documento suplementar) contendo nome dos autores, endereços de e-mail e, no caso do autor principal para correspondência,  endereço postal  e telefone. Nessa carta, deverá ser explicitada a submissão exclusiva do manuscrito à Revista de APS, bem como uma declaração formal da contribuição de cada autor (segundo o critério de autoria do International Committee of Medical Journal Editors, a contribuição dos autores deve contemplar, pelo menos, uma das seguintes condições: (1) contribui substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; (2) contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e (3) participa da aprovação da versão final do manuscrito). Também deve constar um Relatório gerado por um software identificação de plágio e autoplágio (vide item 10, abaixo).

ATENÇÃO: do trabalho que envolver pesquisa com seres humanos, será exigido que tenha obtido parecer favorável de um Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, devendo o artigo conter a referência a esse consentimento, sem que seja citado, no corpo do artigo, nem os números do parecer e do CAE nem qual CEP o emitiu. A cópia do parecer do CEP deverá ser anexada,como arquivo suplementar, no ato da submissão.

3. Os trabalhos devem obedecer à seguinte sequência de apresen­tação:

a) Título em português e inglês; deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho. Não deve conter abreviaturas

b) A identificação dos autores, filiação institucional e contato devem ser digitadas no sistema. Todos os autores que constarem na Carta de Apresentação deverão ser incluídos durante a submissão do artigo. O manuscrito (documento original) dever ser submetido sem autoria.

c) Resumo do trabalho em português, em que fiquem claros: a síntese dos propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.

d) Palavras-chave em português – mínimo de três (3) e máximo de cinco (5) palavras-chave, ou descritores do conteúdo do trabalho, apresentadas em português de acordo com o DeCSDescritores em Ciências da Saúde da BIREME- Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – URL:< https://decs.bvsalud.org/

e) Abstract – versão do resumo em inglês.

f) Keywords – palavras-chave em inglês, de acordo com DeCS.

g) O texto do artigo propriamente dito, de acordo com a estrutura recomendada para cada tipo de artigo, citados no item 1.

h) Figuras (gráficos, fotos, desenhos, tabelas) devem ser enviadas no corpo do texto, no local exato de inserção definido pelos autores. ATENÇÃO: não deixe de observar as regras para formatação de tabelas, quadros, figuras e gráficos que constam no modelo! IMPORTANTE: Em caso de uso de fotos, os sujeitos não podem ser identificados. O arquivo deve ser editável, deve constar a autoria da foto no texto do manuscrito e, em documento suplementar. a autorização dos fotografados para a publicação de suas respectivas imagens.

i) Referências – devem estar em conformidade com os “Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos” conhecido como Estilo de Vancouver, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE, disponível em: <http://www.icmje.org>, <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed> (inglês) e <http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/943/LIVRO_ManualdeNormalizaçãoEstiloVancouver.pdf?sequence=1> (português).

*Para o conhecer o padrão em português adotado pela Revista de APS, favor consultar o seguinte manual:


Oliveira AM, Novais ES, Silva I, Ferro JM, Santos MLFB, compiladoras. Manual de normalização estilo Vancouver para a área de saúde [internet]. Ponta Grossa: As compiladoras; 2016. Disponível em:

http://ri.uepg.br/riuepg/bitstream/handle/123456789/943/LIVRO_ManualdeNormalizaçãoEstiloVancouver.pdf?sequence=1

  1. Com exceção de citações em língua estrangeira, não são aceitas notas de rodapé. Seus conteúdos devem ser inseridos no corpo do artigo. IMPORTANTE: se o texto submetido está em português, citações em língua estrangeira precisam ser traduzidas. O original fica em nota de rodapé. No texto, SEMPRE deve constar a citação em português.

  2. Citações no texto – as citações de autores e textos no corpo do manuscrito devem ser numéricas (sobrescrito), de acordo com ordem de citação, utilizando o estilo “Vancouver” ou “Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos”.

          Regras para entrada de autores – ver em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed&part=A32352>.

  4. Os artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

5. A revista aceita trabalhos em português, espanhol e inglês.

6. Há necessidade de os autores explicitarem eventuais conflitos de interesses que possam interferir nos resultados (em documento suplementar).

7. Em trabalhos que envolvam financiamentos, estes devem ser citados no final do artigo antes das referências.

8. Tramitação das submissões – Os manuscritos recebidos são protocolados pelo OJS (Open Journal systems), ficando na fila de submissões com o status "Submissão". A Secretaria faz uma análise preliminar da submissão (primeira etapa de pré-avaliação), verificando se todas as diretrizes foram cumpridas. Em caso afirmativo, a submissão é enviada ao Conselho Editorial, que avalia a adesão do artigo ao escopo da revista, entre outros aspectos (segunda etapa de pré-avaliação). Tendo a submissão passado pelas etapas iniciais, a editora-executiva faz a triagem, insere-se como editora e faz a solicitação de avaliação a pareceristas voluntários cadastrados na revista (etapa de avaliação). Todos os artigos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas, em um processo duplo-cego. Os  pareceristas os analisam em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; estrutura da publicação; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia; clareza das informações; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista e pertinência em relação à linha editorial da revista. Os avaliadores anexam seus pareceres no sistema, aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Nesses dois últimos casos, os artigos são devolvidos ao(s) autor(es) para ajustes e reenvio; e aos editores para novas avaliações. Em caso de recomendação de reformulação do artigo, o(s) autor(es) fazem as modificações solicitadas e anexam no sistema, junto ao artigo reformulado, uma carta ao editor, informando, ponto por ponto, as modificações feitas (etapa de edição de texto). Com o texto final estabelecido, os autores providenciam a revisão textual dos trechos em português e em línguas estrangeiras, anexando o texto revisado no sistema. Os artigos aprovados são diagramados e ficam disponíveis para publicação (etapa de editoração). Não serão admitidos acréscimos ou modificações após a aprovação.

ATENÇÃO: o canal de comunicação entre as equipes da Revista de APS e os autores é a página da submissão. Adicionalmente, o sistema OJS envia mensagens de e-mail com as notificações que são acrescentadas na página da submissão por editores, revisores e diagramadores. Porém, alguns serviços de e-mail consideram essas mensagens como spam, podendo enviá-las para a "Caixa de spam" ou mesmo para a "Lixeira". É responsabilidade do autor correspondente verificar o andamento do trâmite da submissão. A Revista de APS não tem como saber se as mensagens enviadas pelo sistema estão sendo ou não filtradas e descartadas.

 

9. A submissão dos trabalhos deve ser feita on-line na página de submissões da Revista. O(s) autor(es) deve(m) se cadastrar usando e-mail válido, respondendo de forma ágil às mensagens eletrônicas recebidas, podendo também acompanhar o processo de avaliação. O autor que tiver ORCID deverá informá-lo nos metadados da submissão. Após o cadastramento de todos os autores, deverá ser anexado o manuscrito seguindo as instruções contidas nesse mesmo endereço.

10. A Revista de APS segue as normas internacionais relativas a trabalhos plagiados. Portanto, rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e autoplágio, só publicando artigo cuja originalidade é garantida por seus autores ao confirmarem a submissão e ao assinarem a declaração sobre o assunto que consta na Carta de Apresentação (item 5 das "confirmações").Mesmo com essa garantia, caso a Revista de APS identifique algum arquivo parcial ou totalmente plagiado e/ou autoplagiado, negará, de modo definitivo, a possibilidade de publicação do artigo, o que será, obrigatoriamente, comunicado ao autor, que terá garantido o direito de resposta.

Deverá ser anexado à submissão a cópia em PDF do relatório gerado por um software de identificação de plágio.

Antes da submissão, com base nesse relatório, o manuscrito deve ser revisado, corrigindo-se eventuais trechos que possam ser considerados plágio ou autoplágio.

A Revista de APS sugere as seguintes ferramentas gratuitas para identificação de plágio:

Para saber mais sobre plágio e autoplágio, acesse a página do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFJF: Sobre o plágio e autoplágio.

REVISTA DE APS - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - ISSN: 1809-8363 (on-line)

Qualis B1 na CAPES

Indexada:

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - http://portal.revistas.bvs.br/main.php?home=true⟨=pt

EBSCO Publishing - www.ebscohost.com

Cinahl Information System http://www.cinahl.com/library/library.htm

RAEM - Rede de Apoio à Educação Médica da Associação Brasileira de Educação Médica, Base de Dados EDUC. http://educ.bvs.br/

BDENF – Banco de Dados de Enfermagem http://enfermagem.bvs.br/html/pt/home.html

CUIDEN - http://www.index-f.com/bibliometria/listado-rehic.php?pagina=7&criterio=

LATINDEX - http://www.latindex.unam.mx/larga.php?opcion=1&folio=9414

Cadastrada na ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos

REVISTA DE APS - ISSN: 1809-8363 (on-line)
Disponível em:

BVS- MS: http://www.ministerio.saude.bvs.br/html/pt/periodicos/outros.html#

Site NATES/UFJF: www.nates.ufjf.br

Indexada:

LATINDEX http://www.latindex.org/pais.php?clave_pais=9&opcion=1

Endereço postal:
NATES/UFJF / Revista de APS - Atenção Primária à Saúde
Campus da UFJF - Bairro Martelos - Cep: 36.036-900
Juiz de Fora - M.G.

Telefone: (32) 2102-3830

FAX: (32) 2102-3832

E-mail: revista.aps@ufjf.edu.br

Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.