O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para serem acessados.
  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores", logo abaixo, nesta página, pois foi redigido de acordo com o Modelo para elaboração de artigos para submissão aqui disponibilizado. Atenção: a utilização desse modelo é obrigatória para todas as submissões a partir de 14 de setembro de 2019.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades no Word", garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Se tiver dúvidas sobre a remoção da autoria em um documento do Word, por favor, acesse o link Remover dados ocultos e informações pessoais por meio da inspeção de documentos, apresentações ou pastas de trabalho
  • Acompanha a submissão uma Carta de apresentação de artigo para submissão anexada como documento suplementar (instruções mais detalhadas podem ser encontradas no modelo), contendo nome dos autores, endereços de e-mail e, no caso do autor principal para correspondência, endereço postal e telefone. Clique aqui para baixar o modelo

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA COLABORADORES

A Revista de APS – Atenção Primária à Saúde – (impressa e on-line) é uma publicação científica trimestral do Núcleo de Asses­soria, Treinamento e Estu­dos em Saúde (NATES), da Universi­dade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e com a Rede de Educação Popular em Saúde. Tem por finalidades: sensibilizar profissionais e autoridades da área de saúde em APS; estimular e divulgar temas e pesquisas em APS; possibilitar o intercâmbio entre academia, serviço e movimentos sociais organizados; promover a divulgação da abordagem interdisciplinar e servir como veículo de educação continuada e permanente no campo da Saúde Coletiva, tendo como eixo temático a APS.

 

1. A revista está estruturada nas seguintes seções: Artigos Originais, Artigos de Revisão, Artigos de Atualização, Relato de Casos e Experiências, Entrevista, Tribuna, Atualização Bibliográfica, Serviços e Notícias.

A seção “Artigos Originais” é composta por artigos resultantes de pesquisa científica, apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais, voltados para investigações qualitativas ou quantitativas em áreas de interesse da APS. “Artigos originais” são trabalhos que desenvolvem críticas e criação sobre a ciência, tecnologia e arte das ciências da saúde, que contribuam para a evolução do conhecimento humano sobre o homem e a natureza e sua inserção social e cultural. (Devem ter até 25 páginas com o texto na seguinte estrutura: introdução; material ou casuística e métodos, resultados, discussão e conclusão).

A seção “Artigos de Revisão” é composta por artigos nas áreas de “Gerência, Clínica e Educação em Saúde”. Os “artigos de revisão” são trabalhos que apresentam sínteses atualizadas do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde, buscando esclarecer, organizar, normatizar e simplificar abordagens dos vários problemas que afetam o conhecimento humano sobre o homem e a natureza e sua inserção social e cultural. Têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas. (Devem ter até 20 páginas com texto estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão).

A seção de “Artigos de Atualização” é composta por artigos que relatam informações atuais ou novas técnicas das áreas cobertas pela publicação. (Devem ter até 15 páginas com texto estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão).

A seção de “Relato de Casos e Experiência” é composta por artigos que relatam casos ou experiências, explorando um método ou problema através do exemplo. Os relatos de casos apresentam as características do indivíduo estudado, com indicação de sexo e idade, podendo ser relativos a humanos ou a animais, ressaltando sua importância na atuação prática e mostrando caminhos, condutas e comportamentos para sua solução. (Devem ter até 8 páginas com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão).

As demais seções são de responsabilidade dos Editores para definição do tema e convidados: Entrevista - envolvendo atores da APS; Tribuna – debate sobre tema polêmico na APS, com opinião de especialistas (2 páginas); Atualização bibliográfica – composta de lançamentos de publicações, resenhas (1 página) e resumos de dissertações ou teses (2 páginas) de interesse na APS; Serviços- informações sobre eventos e endereços úteis; Notícias informações sobre eventos ocorridos, portarias ministeriais, relatórios de grupos de trabalho e leis de interesse na APS.

2. A submissão dos trabalhos é realizada on-line no endereço: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/index. O(s) autor(es) deve(m) se cadastrar usando e-mail válido, e devem responder de forma ágil às mensagens eletrônicas recebidas, podendo, assim, acompanhar o processo de avaliação. Os artigos devem ser elaborados utilizando-se o programa “Word for Windows”, versão 6.0 ou superior, em formato doc ou rtf, letra “Calibri” tama­nho 12, espaço entre linhas um e meio, com o limite de páginas descrito entre parênteses em cada seção acima citada. Devem vir acompanhados de uma Carta de apresentação de artigo para submissão (anexada como documento suplementar) contendo nome dos autores, endereços de e-mail e, no caso do autor principal para correspondência,  endereço postal  e telefone. Nesta carta, deverá ser explicitada a submissão exclusiva do manuscrito à Revista de APS, bem como uma declaração formal da contribuição de cada autor. Segundo o critério de autoria do International Committee of Medical Journal Editors, a contribuição dos autores deve contemplar, pelo menos, uma das seguintes condições: (1) contribui substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; (2) contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e (3) participa da aprovação da versão final do manuscrito. Atenção: baixe aqui o modelo de Carta de Apresentação de Artigo para Submissão.

Do trabalho que envolver pesquisa com seres humanos, será exigido que tenha obtido parecer favorável de um Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, devendo o artigo conter a referência a esse consentimento, estando citado qual CEP o concedeu, e cabendo a responsabilidade pela veracidade dessa informação exclusivamente ao(s) autor(es) do artigo.

3. Os trabalhos devem obedecer à seguinte sequência de apresen­tação:

a) Título em português e inglês; deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho. Não deve conter abreviaturas

b) A identificação dos autores, filiação institucional e contato devem ser digitadas no sistema. Todos os autores que constarem na Carta de Apresentação deverão ser incluídos durante a submissão do artigo. O manuscrito (documento original) dever ser submetido sem autoria.

c) Resumo do trabalho em português, em que fiquem claros: a síntese dos propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.

d) Palavras-chave em português – mínimo de três (3) e máximo de cinco (5) palavras-chave, ou descritores do conteúdo do trabalho, apresentadas em português de acordo com o DeCS – Descritores em Ciências da Saúde da BIREME- Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – URL:< http://decs.bvs.br/>.

e) Abstract – versão do resumo em inglês.

f) Keywords – palavras-chave em inglês, de acordo com DeCS.

g) O texto do artigo propriamente dito, de acordo com a estrutura recomendada para cada tipo de artigo, citados no item 1.

h) Figuras (gráficos, desenhos, tabelas) devem ser enviadas no corpo do texto, no local exato de inserção definido pelos autores dos autores. 

i) Referências – devem estar em conformidade com os “Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos” conhecido como Estilo de Vancouver, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE, disponível em: <http://www.icmje.org>, <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed> (inglês) e <http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html> (português).

  1. Com exceção de citações em língua estrangeira, não são aceitas notas de rodapé. Seus conteúdos devem ser inseridos no corpo do artigo. IMPORTANTE: se o texto submetido está em português, citações em língua estrangeira precisam ser traduzidas. O original fica em nota de rodapé. No texto, SEMPRE deve constar a citação em português.

  2. Citações no texto – as citações de autores e textos no corpo do manuscrito devem ser numéricas, de acordo com ordem de citação, utilizando o estilo “Vancouver” ou “Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos”.

          Regras para entrada de autores – ver em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/bookshelf/br.fcgi?book=citmed&part=A32352>.

 

4. Os artigos são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.

5. A revista aceita trabalhos em português, espanhol e inglês.

6. Há necessidade de os autores explicitarem eventuais conflitos de interesses que possam interferir nos resultados (em documento suplementar).

7. Em trabalhos que envolvam financiamentos, estes devem ser citados no final do artigo antes das referências.

8. Avaliação por pares – os artigos recebidos são protocolados pelo OJS (Open Journal systems) ficando na fila de submissões como em "Submissão". A Secretaria faz uma análise preliminar da submissão, verificando se todas as diretrizes foram cumpridas. Em caso afirmativo, a submissão é enviada ao Conselho Editorial, que avaliará a adesão do artigo ao escopo da revista, entre outros aspectos. Tendo a submissão passado pelas avaliações iniciais, a diretora-executiva faz a triagem, insere-se como editora e faz a solicitação de avaliação a dois avaliadores entre os editores associados e o Conselho Editorial, em conformidade com as áreas de atuação e especialização dos membros e o assunto tratado no artigo. Dessa forma o artigo passa a constar no sistema como em "Avaliação". Todos os artigos são submetidos à avaliação de dois pareceristas, em um processo duplo cego. Os  pareceristas os analisam em relação aos seguintes aspectos: adequação do título ao conteúdo; estrutura da publicação; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia; clareza das informações; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista e pertinência em relação à linha editorial da revista. Os avaliadores emitem seus pareceres no sistema, aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Nesses dois últimos casos, os artigos são devolvidos ao(s) autor(es) para os ajustes e reenvio; e aos pareceristas para novas avaliações. Em caso de recomendação de reformulação do artigo, o(s) autor(es) deverão fazer as modificações e enviar, junto ao artigo reformulado, uma carta ao parecerista informando, ponto por ponto, as modificações feitas (essa deverá ser anexada em documento suplementar no sistema). O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es) e os artigos aprovados ficarão disponíveis para publicação em ordem de protocolo. Não serão admitidos acréscimos ou modificações após a aprovação.

9. A submissão dos trabalhos é on-line no endereço:https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/. O(s) autor(es) deve(m) se cadastrar usando e-mail válido, respondendo de forma ágil às mensagens eletrônicas recebidas, podendo também acompanhar o processo de avaliação. Após o cadastramento, deverá ser anexado o manuscrito seguindo as instruções contidas nesse mesmo endereço.

REVISTA DE APS - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE - ISSN: 1516-7704 (impressa)

Qualis B3 na CAPES

Indexada:

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - http://portal.revistas.bvs.br/main.php?home=true⟨=pt

EBSCO Publishing - www.ebscohost.com

Cinahl Information System http://www.cinahl.com/library/library.htm

RAEM - Rede de Apoio à Educação Médica da Associação Brasileira de Educação Médica, Base de Dados EDUC. http://educ.bvs.br/

BDENF – Banco de Dados de Enfermagem http://enfermagem.bvs.br/html/pt/home.html

CUIDEN - http://www.index-f.com/bibliometria/listado-rehic.php?pagina=7&criterio=

LATINDEX - http://www.latindex.unam.mx/larga.php?opcion=1&folio=9414

Cadastrada na ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos

REVISTA DE APS - ISSN: 1809-8363 (on line)
Disponível em:

BVS- MS: http://www.ministerio.saude.bvs.br/html/pt/periodicos/outros.html#

Site NATES/UFJF: www.nates.ufjf.br

Indexada:

LATINDEX http://www.latindex.org/pais.php?clave_pais=9&opcion=1

Endereço postal:
NATES/UFJF / Revista de APS - Atenção Primária à Saúde
Campus da UFJF - Bairro Martelos - Cep: 36.036-900
Juiz de Fora - M.G.

Telefone: (32) 2102-3830

FAX: (32) 2102-3832

E-mail: revista.aps@ufjf.edu.br

Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/.

 

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