PERFIL DO AMBULATÓRIO DE HEMATOLOGIA EM UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

Autores

  • Daniela de Oliveira Werneck Rodrigues Fundação Hemominas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina - UNIPAC Juiz de Fora
  • Lysla Cardoso Sudário Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (FAME/UNIPAC), Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG/ Fundação Hemominas. Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.
  • Luiz Claúdio Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais. Departamento de Estatística.
  • Felipe Affonseca Pedreira Prefeitura Municipal de Feira de Santana- Bahia
  • Monica de Albuquerque Costa Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB)
  • Irtis de Oliveira Fernandes Junior Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (FAME/UNIPAC) Juiz de Fora - Minas Gerais
  • Anuska Madruga de Oliveira Lagrotta Pittella Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA). Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

Palavras-chave:

hematologia, perfil de saúde, anemia, consórcios de saúde

Resumo

RESUMO

Ao se buscar práticas de gestão inovadoras que concretizassem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de melhorar o atendimento à população, foram criados os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) que tentam disponibilizar o acesso à saúde desde os níveis mais elementares até os mais complexos de atenção terciária e quaternária. A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) é um consórcio com 24 municípios que tem como foco a promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, com a realização de consultas e exames de média e alta complexidade. Foi criada em 1996, como uma associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais e inaugurou o ambulatório de Hematologia Geral em setembro de 2009, visando atender os pacientes encaminhados da atenção primária. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes e a prevalência das patologias atendidas no Ambulatório de Hematologia da ACISPES Juiz De Fora - MG. Trata-se de um estudo transversal descritivo em 460 pacientes com análise das seguintes variáveis: sexo, idade, procedência e diagnóstico. Os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento de Recursos em Saúde (SGRS–SIG) e analisados por meio de Teste Qui-quadrado. O estudo revelou que a anemia foi a patologia mais prevalente, com 56,7%, seguida de plaquetopenia (14,7%). 67% dos pacientes eram do sexo feminino; a faixa etária predominante foi dos 41 a 50 anos, com 18,3%. O município que mais utilizou o serviço foi Simão Pereira, com 10,6 consultas/1000 habitantes. Conclui-se que a anemia tem alta prevalência na população, as mulheres são as principais usuárias do sistema de saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde desempenhou importante papel resolutivo nas demandas da Atenção Primária à Saúde.

Palavras Chave: hematologia; perfil de saúde; anemia; consórcios de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Werneck Rodrigues, Fundação Hemominas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina - UNIPAC Juiz de Fora

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992) e mestrado pelo IPSEMG. Especialista em Hematologista e Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, atende no Ambulatório de Hemoglobinopatias e Coagulopatias da Fundação Hemominas.Doutoranda em Saúde Brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora.Professora adjunta, da Universidade Antonio Carlos - Campus Juiz de Fora Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica - Hematologia.

Lysla Cardoso Sudário, Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (FAME/UNIPAC), Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG/ Fundação Hemominas. Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (FAME/UNIPAC), Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG/ Fundação Hemominas. Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil. 

Luiz Claúdio Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais. Departamento de Estatística.

Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Associado do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

 

Felipe Affonseca Pedreira, Prefeitura Municipal de Feira de Santana- Bahia

Médico da Atenção Primária à Saúde. Feira de Santana, Bahia – Brasil.

Monica de Albuquerque Costa, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB)

Médica do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Miguel Pereira, Rio de Janeiro – Brasil.

Irtis de Oliveira Fernandes Junior, Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (FAME/UNIPAC) Juiz de Fora - Minas Gerais

Acadêmico de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (FAME/UNIPAC). Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

 

Anuska Madruga de Oliveira Lagrotta Pittella, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA). Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA). Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

 

Downloads

Publicado

2017-02-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>