Ancestralidade conectada: a gravação do Grupo de Capoeira Angola Estrela do Norte

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2025.v20.48322

Resumo

A proliferação de gravações de álbuns de capoeira nos estilos Angola, Regional e Contemporâneo reflete sua expansão nacional e transnacional, consolidando-a como uma das expressões culturais brasileiras mais reconhecidas no mundo. Etnomusicólogos têm explorado a capoeira como um espaço de performance sonora (DOWNEY, 2005), no qual o movimento corporal interage com a música produzida na roda, com o berimbau e outros instrumentos de percussão. No entanto, poucos investigaram como ambientes fora de estúdios influenciam a performance ou como os praticantes se relacionam com dimensões espirituais e ancestrais do som. Este artigo analisa a gravação de Coco Maduro, álbum do Grupo de Capoeira Angola Estrela do Norte, liderado por Mestre Iuri e gravado em 2024 no espaço de treino do grupo em Bloomington, Indiana. Uma preocupação central foi a geração de axé, uma “energia espiritual ou força vital” afro-brasileira (KURTZ, 2024), fundamental na promoção da sintonia — um alinhamento entre música e movimento. Como o axé é conceituado pelos capoeiristas? Como se traduz em som? O que distingue uma gravação em estúdio de uma feita em um espaço de treino? Baseado em dois anos de trabalho de campo, o estudo também dialoga com as gravações de Lorenzo Dow Turner na Bahia (1940–41).

Palavras-chave: axé, Capoeira Angola, estúdio de gravação, ancestralidade, Lorenzo Dow Turner.

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Biografia do Autor

Caio de Souza, Universidade do Estado do Amapá

Caio de Souza é violeiro caipira e professor de etnomusicologia na Universidade do Estado do Amapá. Formado em viola caipira pela USP e mestre em etnomusicologia pela Indiana University, atua como músico, pesquisador e educador. Apresentou-se no Brasil, Europa e EUA, com artistas como Mestre Bule Bule e Juraildes da Cruz, e lançou álbuns como Espalha Brasa e Onde Está o Jeca?. Sua pesquisa foca na performance de arquivos sonoros de origem afrodiaspórica. Já realizou residências e workshops em instituições como Florida State University e Silkroad Global Musicians Workshop.  

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Publicado

2025-08-26