Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

 

Titulação para a submissão: Teoria e Cultura publica artigos frutos de pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, portanto, a titulação mínima para autore(a)s publicarem na revista é a de mestre(a) ou mestrando(a)s. Pesquisas oriundas de trabalhos finais de curso de graduação ou textos produzidos por graduando(a)s não serão aceitos. 

Taxas: Teoria e Cultura não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto que venha a ser publicado. A revista segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processo de Avaliação entre os pares: Os manuscritos do fluxo contínuo da revista passam por duas etapas preliminares. Na primeira, ao chegar à Equipe Editorial, são verificados quanto à adequação aos critérios da revista (número de caracteres, de co-autore(a)s, titulação, etc), foco e escopo. Na segunda etapa, o manuscrito é encaminhado para avaliação por colaboradores externos em anonimato bilateral. Em caso de artigos submetidos para os dossiês temáticos, os organizadores são os responsáveis pela triagem inicial dos textos e verificação da adequação do manuscrito à proposta. Os organizadores são também os responsáveis pelo possível encaminhamento para avaliação dos artigos submetidos aos seus dossiês, também em anonimato bilateral. Em todos estes processos de avaliação, espera-se ter uma decisão ao longo dos próximos 3 meses após o envio do manuscrito dos autore(a)s aos pareceristas. Ao final da avaliação, o autor(a) será informado(a) acerca da aprovação/rejeição de seu artigo. Em caso de avaliações positivas, o artigo será finalmente aprovado para ajustes finais e publicação.

Direitos autorais e licença CC-BY: Ao submeter um manuscrito para Teoria e Cultura, o(a)s autore(a)s atestam o ineditismo de seu trabalho e se comprometem a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação. A revista também não acolherá duas avaliações simultâneas de um mesmo autor. A submissão de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Teoria e Cultura, que adota a licença CC-BY utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Entende-se que todo(a) autor(a) com artigo a ser publicado concorde com o uso desse tipo de licença.

Declaração de ética e negligência: Teoria e Cultura condena a má prática científica, como aquela baseada na prática do plágio e do “autoplágio” (publicação como material inédito de textos já publicados). Nesse sentido, autore(as) que submetem manuscritos ao periódico estão se comprometendo automaticamente com o comportamento ético da pesquisa em ciências sociais. As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores. Eventuais casos de má prática científica verificada nos textos serão examinados e decididos pela Comissão Editorial.

Políticas de acesso livre: Teoria e Cultura oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento.

 

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE COLABORAÇÕES

 

Tipografia: O manuscrito deve ser preparado com espacejamento entre linhas simples, fonte Arial Narrow, tamanho 11, paginado com margens de 3cm à esquerda e superior e a 2cm à direita e inferior, em papel A4.

Título e dados do autor ou autores: O título do trabalho deverá ser redigido em negrito. O título deve ser apresentado em duas línguas, conforme as traduções do resumo (ver abaixo "resumo"). Os dados biográficos do(s) autor(es) não devem constar em qualquer parte da primeira versão do manuscrito enviado pela plataforma a fim de garantir a avaliação às cegas pelos pareceristas. Eles serão adicionados pelo(s) autor(es) no momento oportuno, caso o manuscrito seja aceito, durante o processo de revisão. Assim, as informações biográficas e institucionais do(s) autor(es) devem ser preenchidas detalhadamente em “Metadados”, disponível no momento de submissão do texto. O preenchimento dessas informações é uma exigência para que o artigo avance para a avaliação pelo conselho editorial de Teoria e Cultura.  

Resumos: O artigo em lingua portuguesa deve vir acompanhado de um resumo (150 - 200 palavras), título e palavras-chave neste idioma e sua tradução para o inglês (resumo, título e palavras-chave também). Artigos em inglês devem ter títulos, resumos e palavras-chave nesta língua e sua tradução para o português. Caso o artigo esteja numa língua que não seja nem o poruguês e nem o inglês, são necessários três resumos/ títulos/ palavras-chave: na língua original do texto, em português e em inglês. Portanto, esses dados (resumo, título e palavras-chave) deverão ser apresentados em dois idiomas (português e inglês) para artigos escritos na língua portuguesa e inglesa ou em três idiomas (português, inglês e outra língua) para artigos nas demais línguas. 

Palavras-chave: o texto deve conter entre três e cinco palavras-chave sobre o tema principal, sempre separadas, assim como Keywords Palabras-clave (Mots-clés), por ponto.

Texto: o texto deve possuir uma extensão entre 5.000 e 9.000 palavras para artigos e de 3.000 a 5.000 tanto para opiniões, pensatas e ensaios como para notas de investigação; e de 2.000 a 3.000 para resenhas de livros e obras acadêmicas.

Estrutura do texto: O trabalho deve vir acompanhado de título na língua vernácula, bem como sua tradução em mais um idioma (conforme descrito acima, em “resumo”); resumo na língua vernácula e em língua estrangeira (150 a 200 palavras), as divisões internas que se julguem necessárias (geralmente, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão), agradecimentos (se pertinente) e referências.

Citações: as citações diretas deverão utilizar a mesma fonte em tamanho 10, e as notas devem apresentar o mesmo tipo de letra, no tamanho 9. Não utilizar fontes nem tamanhos distintos no texto. Caso pretenda destacar alguma palavra ou parágrafo, utilize a mesma fonte em cursiva (itálico).

Notas: as notas explicativas devem ser utilizadas somente se forem indispensáveis, e deverão vir sempre como notas de rodapé, utilizando o mesmo tipo de letra deste no tamanho 9.

Abreviações e acrônimos: Deverão ser definidos claramente no seu primeiro uso no texto.

Detalhamento das Citações e Referências bibliográficas: para mais detalhes de como fazer as referências e as citações no corpo do texto, siga as normas que estão AQUI!

Idiomas: aceitam-se artigos em português, inglês, espanhol e francês.

Ilustrações e tabelas: as ilustrações (quadros, gráficos, esquemas, fluxogramas, organogramas, gravuras, fotografias e outros) e tabelas deverão ser inseridas no texto. Todos devem possuir legendas – título e fonte. As tabelas e ilustrações podem seguir a formatação desejada pelo autor, desde que estejam inseridas no corpo do texto em word. Diante de alguma dificuldade de adequação na diagramação desse material, a equipe editorial entre em contato com o autor para solucionar eventuais problemas. 

Apresentação

Apresenta o número da revista com  seus artigos e seções.

Dossiê

Seção de artigos temáticos organizados por um autor.

Artigos

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Ensaios Fotográficos

Publica ensaios fotográficos no campo das ciências sociais

Política de Privacidade

Política de Acesso Livre

 

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