Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Verificar se a autoria do texto foi retirada das propriedades do arquivo submetido, para garantia do sistema duplo-cego.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

 

Titulação para a submissão: Teoria e Cultura publica artigos frutos de pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, portanto, a titulação mínima para autore(a)s publicarem na revista é a de mestre(a) ou mestrando(a)s. Pesquisas oriundas de trabalhos finais de curso de graduação ou textos produzidos por graduando(a)s não serão aceitos. 

Taxas: Teoria e Cultura não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto que venha a ser publicado. A revista segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processo de Avaliação entre os pares: Os manuscritos do fluxo contínuo da revista passam por duas etapas preliminares. Na primeira, ao chegar à Equipe Editorial, são verificados quanto à adequação aos critérios da revista (número de caracteres, de co-autore(a)s, titulação, etc), foco e escopo. Na segunda etapa, o manuscrito é encaminhado para avaliação por colaboradores externos em anonimato bilateral. Para garantia do anonimato os autores precisam eliminar dados de autoria das propriedades do arquivo submetido ao sistema da revista, bem como do interior do texto (citações). Em caso de artigos submetidos para os dossiês temáticos, os organizadores são os responsáveis pela triagem inicial dos textos e verificação da adequação do manuscrito à proposta. Os organizadores são também os responsáveis pelo possível encaminhamento para avaliação dos artigos submetidos aos seus dossiês, também em anonimato bilateral. Em todos estes processos de avaliação, espera-se ter uma decisão ao longo dos próximos 3 meses após o envio do manuscrito dos autore(a)s aos pareceristas. Ao final da avaliação, o autor(a) será informado(a) acerca da aprovação/rejeição de seu artigo. Em caso de avaliações positivas, o artigo será finalmente aprovado para ajustes finais e publicação.

Direitos autorais e licença CC-BY: Ao submeter um manuscrito para Teoria e Cultura, o(a)s autore(a)s atestam o ineditismo de seu trabalho e se comprometem a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação. A revista também não acolherá duas avaliações simultâneas de um mesmo autor. A submissão de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Teoria e Cultura, que adota a licença CC-BY utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Entende-se que todo(a) autor(a) com artigo a ser publicado concorde com o uso desse tipo de licença.

Declaração de ética e negligência: Teoria e Cultura condena a má prática científica, como aquela baseada na prática do plágio e do “autoplágio” (publicação como material inédito de textos já publicados). Nesse sentido, autore(as) que submetem manuscritos ao periódico estão se comprometendo automaticamente com o comportamento ético da pesquisa em ciências sociais. As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores. Eventuais casos de má prática científica verificada nos textos serão examinados e decididos pela Comissão Editorial.

Políticas de acesso livre: Teoria e Cultura oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento.

 

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE COLABORAÇÕES

 O MANUSCRITO DEVE SER PREPARADO COMO SEGUE:


Tipografia: o manuscrito deve ser preparado com espaçamento simples (1,0), fonte Times New Roman tamanho, tamanho 12, paginado com margens de 3 cm à esquerda e superior e a 2cm à direita e inferior, em papel A4.


Título e dados do autor ou autores: o título (e os subtítulos) do trabalho deverão ser redigidos em negrito, fonte 12, caixa baixa. O título deve ser apresentado em duas línguas, conforme as traduções do resumo (ver abaixo “resumo”). Os dados biográficos do(s) autor(es) não devem constar em qualquer parte da primeira versão do manuscrito enviado pela plataforma a fim de garantir a avaliação às cegas pelos pareceristas. Eles serão adicionados pelo(s) autor(es) no momento oportuno, caso o manuscrito seja aceito, durante o processo de revisão. Assim, as informações biográficas e institucionais do(s) autor(es) devem ser preenchidas detalhadamente em “Metadados”, disponível no momento de submissão do texto. O preenchimento dessas informações é uma exigência para que o artigo avance para a avaliação pelo conselho editorial de Teoria e Cultura. O número máximo de autorias por artigo aceitas pela revista são quatro, salvo decisão editorial em contrário.


Resumos: o artigo em língua portuguesa deve vir acompanhado de um resumo (150 - 200 palavras), título e palavras-chave neste idioma e sua tradução para o inglês (resumo, título e palavras-chave também). Artigos em inglês devem ter títulos, resumos e palavras-chave nesta língua e sua tradução para o português. Caso o artigo esteja numa língua que não seja nem o português e nem o inglês, são necessários três resumos/ títulos/ palavras-chave: na língua original do texto, em português e em inglês. Portanto, esses dados (resumo, título e palavras-chave) deverão ser apresentados em dois idiomas (português e inglês) para artigos escritos na língua portuguesa e inglesa ou em três idiomas (português, inglês e outra língua) para artigos nas demais línguas.

Palavras-chave: o texto deve conter entre três e cinco palavras-chave sobre o tema principal, sempre separadas, assim como Keywords e Palabras-clave (Mots-clés), por ponto.

Texto: o texto deve possuir uma extensão entre 5.000 e 9.000 palavras para artigos e de 3.000 a 5.000 tanto para opiniões, pensatas e ensaios como para notas de investigação; e de 2.000 a 3.000 para resenhas de livros (obras acadêmicas publicadas recentemente) e verbetes entre 400 e 600 palavras.

Estrutura do texto: o trabalho deve vir acompanhado de título na língua vernácula, bem como sua tradução em mais um idioma (conforme descrito acima, em “resumo”); resumo na língua vernácula e em língua estrangeira (150 a 200 palavras), as divisões internas que se julguem necessárias (geralmente, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão), agradecimentos (se pertinente) e referências bibliográficas.

Citações: as citações diretas deverão utilizar a mesma fonte em tamanho 10, e as notas de rodapé devem apresentar o mesmo tipo de letra, no tamanho 9. Não utilizar fontes nem tamanhos distintos no texto. Caso pretenda destacar alguma palavra ou parágrafo, utilize a mesma fonte em cursiva (itálico).

Notas: as notas explicativas devem ser utilizadas somente se forem indispensáveis, e deverão vir sempre como notas de rodapé, utilizando o mesmo tipo de letra deste no tamanho 9.

Abreviações e acrônimos: deverão ser definidos claramente no seu primeiro uso no texto.

Idiomas: o trabalho deve vir acompanhado de título na língua vernácula e em inglês, dados biográficos do(s) autor(es) (e que não ultrapassem 60 palavras), resumo na língua vernácula e em língua estrangeira (150 a 250 palavras), as divisões internas que se julguem necessárias (geralmente, introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão), agradecimentos (se pertinente) e referências. Para os artigos escritos em inglês ou espanhol deve ser enviado necessariamente um resumo em português, assim como o titulo; palavraschave (entre três a cinco, separadas por ponto) nas duas línguas dos resumos.

Ilustrações e tabelas: o caso de artigos com tabelas, quadros, gráficos e figuras, informar em cada um(a) a fonte utilizada, inclusive quando se trata de elaboração própria (por exemplo, elaboração própria com base em IBGE, 2009, ou elaboração própria com base em Gomes, 2013). Mesmo quando os dados são oriundos de projeto coordenado pelo(a) autor(a), é preciso informar o nome do projeto como fonte.

Citações e Referências: as referências, assim como as citações, no corpo do texto, devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 6023:2002 e NBR 10520:2002.

 

Apresentação

Apresenta o número da revista com  seus artigos e seções.

Dossiê

Seção de artigos temáticos organizados por um autor.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Ensaios Fotográficos

Publica ensaios fotográficos no campo das ciências sociais

Política de Privacidade

Política de Acesso Livre

 

Teoria e Cultura oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento.