Neoliberalismo, organismos multilaterais e educação

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2025.v20.47173

Resumo

O neoliberalismo, enquanto uma nova razão do mundo que define nossa forma de viver, sentir, pensar e desejar, adentrou todas as áreas da vida em sociedade, inclusive a educação. Enquanto um modelo hegemônico, foi preciso a intervenção de grandes organismos internacionais para a implementação dos valores de mercado em todas as esferas da vida. Na educação não foi diferente. Aliás, ganhou mais força ao instaurar valores como tecnologias da informação e da comunicação, globalização, competências, sociedade da informação, empregabilidade, autonomia, trabalho em equipe, flexibilidade, exclusão social, concorrência, capital social etc. Enquanto uma nova ordem hegemônica, vemos a exigência de uma eficácia educacional avaliada por meio de resultados obtidos em testes padronizados internacionalmente. Para conseguir bons resultados, os países adequam a escola para subirem no ranking internacional educacional. Esse artigo coloca em questão se há uma melhoria na educação ao se seguir o que se denomina uma nova ordem educativa mundial.

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Biografia do Autor

Ronaldo Manzi, Centro Universitário Mais

Graduado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UCG, 2004) e formado em psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP, 2012). Possui mestrado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2007). Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN, 2013) (co-tutela). Pós-doutor em filosofia (USP, 2017, UNB, 2023), em Psicologia Social (USP, 2019) e em Educação (PUC-GO, 2021). Publicou os livros: Quand les corps senvahissent Merleau-Ponty face à la psychanalyse (EUE, 2018); Memória, ato performativo e patologia do social de permeio com a filosofia, a psicanálise e a literatura (Kotter, 2019); Complexo de Édipo em Freud e Lacan Uma introdução à fobia do pequeno Hans (Via Lettera, 2019); Exemplos, exceções, metáforas... Um estudo epistemológico da psicanálise (Clube de Autores, 2019); A ordem das razões e a desconstrução - Formas de pensar a história da filosofia (Clube de Autores, 2019); Uma leitura sobre ideologia, mídia e educação - o que é ficção e o que é real? (Brazil Publishing, 2020); Quando os corpos se invadem - Merleau-Ponty face à psicanálise (Brazil Publishing, 2020); Uma fera sempre à espreita o que é fantasia em Freud? (Brazil Publishing, 2020); Conversas com Husserl Não exatamente contra, mas a partir de... (Brazil Publishing, 2021); O olho e a fechadura - Um diálogo entre a fenomenologia e a psicanálise lacaniana (Editorial Casa, 2021); Neoliberalismo e Educação - Conversas e desconversas (Editorial Casa, 2022). Publicou o livro infantil O ratinho gigante (Brazil Publishing, 2021). Co-organizou os livros A filosofia após Freud (Humanitas, 2008) e Paisagens da Fenomenologia francesa (UFPR, 2011). Publicou artigos em periódicos especializados, além de diversas traduções de artigos e revisões de livros. Atua principalmente nas áreas da Filosofia da Educação, Fenomenologia francesa, Psicanálise e da Epistemologia da Psicanálise. É membro executivo do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (USP). É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise do Centro-Oeste. É membro da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Pesquisador e membro efetivo da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Presidente do Conselho Editorial da Editorial Casa. Coordenador da Coleção "Educação, Cultura e Diversidade" e da Coleção "Brecha Filosófica" da Editorial Casa. Artista Plástico. Psicanalista. Professor visitante em curso de especialização em Psicologia na PUC-SP (2012-2013); professor colaborador em curso de difusão na USP (2016); professor colaborador no curso de Pós-graduação em Psicologia na USP (2019); professor colaborador em curso de pós-graduação na UNB (2022); professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro Universitário Mais (UniMais). Professor no Programa de Pós-Graduação online de Psicopatologia, psicanálise e clínica contemporânea do Instituto ESPE.

Lucas Caldeira, CENTRO UNIVERSITÁRIO MAIS

Mestrando em Educação - FacMais - Inhumas - Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso ( IFMT)

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Publicado

2025-10-08

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Artigos