Afrofuturismo y “Afropensamento” en la sociedad brasileña

literatura e identidade na conquista do protagonismo negro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2024.v19.43364

Resumen

Este artículo comprende aspectos del proceso de constitución identitaria de personas negras, asociado con una perspectiva emergente de producción literaria y pensamientos sociales designados afrofuturismo y afropensamento, a lo largo del siglo XXI en la sociedad brasileña. En ese sentido, a pesquisa procurou entender qual a posição entre identidade e a formação da concepção de uma nacionalidade, relacionándose-as com a literatura a partir del emergente género afrofuturista. Os problemas de pesquisa que nortearam a pesquisa foram: as pessoas negras ocuparam quais locais na estrutura da sociedade brasileira em sua formação nacionalista? Quais características sociais e históricas que gênero literário afrofuturista e a perspectiva do afropensamento apresentam no Brasil do século XXI? A partir de la investigación bibliográfica y la selección intencional de elementos constitutivos de identidad de personas negras brasileñas, esse estudo presenta como resultados: una definición y concepción de una identidad moderna fragilizada; como a literatura brasileira se constituiu como meio de afirmação ou apagamento identitário; presentación del género literario afrofuturista y sus concepciones relacionadas con el afropensamiento.

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Biografía del autor/a

Ana Carolina de Paula Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Ciências Sociais, com habilitação em bacharelado, com foco sociológico em análise de relações raciais pela Universidade Estadual de Londrina.

Fábio Lanza, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Campus da UNESP (Bacharelado-1997 e Licenciatura-2001), mestrado em História pela Faculdade de História Direito e Serviço Social Campus da UNESP de Franca (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP (2006). Atualmente é professor do ensino superior no Departamento de Ciências Sociais da sua Graduação, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado e Doutorado), do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, da Especialização em Religiões e Religiosidades na Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Religiões; Ditadura Militar e Religiões; Educação e Ensino Religioso; Ensino de Sociologia; Extensão e Educação.

Daniela Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Professora Adjunta de Sociologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da mesma instituição (PPGSOC). Realizou estágio pós-doutoral (2016-2019), com bolsa da Fapesp, junto ao Departamento de Sociologia da Unicamp. Também foi fellowship, com auxílio da Fapesp (BEPE), no CSU-CRESPPA/CNRS em Paris (2016-2017). Foi pesquisadora convidada do Kings College London (2016), vinculada ao Departamento de Spanish, Portuguese and Latin American Studies (SPLAS). Doutorou-se em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio doutoral junto ao Kings College London (2011-2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Araraquara (2008) e Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela mesma instituição (2005). É editora da seção de sociologia do Periódico MEDIAÇÕES - Revista de Ciências Sociais (UEL) e dirige, em parceria, a coleção de livros HIP-HOP em PERSPECTIVA, editada pela editora Perspectiva. Autora do livro: Não vá se perder por aí: a trajetória dos Mutantes, Annablume/Fapesp, 2010. Suas pesquisas combinam Sociologia da Cultura e Sociologia Contemporânea, em diálogo com a música e a história. Dedica-se ao entendimento da experiência brasileira através da sua matéria cantada, com interesse nas relações entre música popular urbana e indústria cultural, racismo, modernidade, nação, globalização e cultura hip hop.

Publicado

2024-09-26