O processo de artificação:
da Sapucaí para o museu.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2023.v18.40331Resumen
A presente pesquisa analisa o trabalho do carnavalesco quando ocorre o processo de artificação no desfile criado pelo mesmo. Como um trabalho de Sociologia Política, o carnaval e as escolas de samba do Rio de Janeiro são observados a partir da lógica de produção capitalista, que reconfigurou a organização interna dessas instituições modernas e criou hierarquias, onde novos profissionais surgem pelos processos de centralização e especialização. Dentre esses, a figura do carnavalesco, que concentra os processos criativos essenciais ao desenvolvimento dos trabalhos dessas instituições. Essa figura é aqui analisada tanto pelo impacto externo, com a criação de desfiles e imagens que atingem e impactam um número maior de pessoas para além da festa. A obra de Leandro Vieira para o G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira exemplifica o trabalho do especialista (interno) e a lógica do intelectual (externo). O objetivo é compreender as tensões que existem quando se atua entre essas duas esferas , uma vez que exigem a compreensão de diferentes perspectivas e interesses e a opção , deste profissional, por privilegiar o discurso e tornar os desfiles espaço para debate de questões sociais urgentes.