Uma análise sobre a educação no sistema prisional de Cáceres–MT

Autores/as

  • Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda Universidade Federal de Mato Grosso e Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
  • Cloris Violeta Alves Lopes UFDPar
  • Luciane Miranda Faria CEFAPRO/SEDUC-MT https://orcid.org/0000-0003-2404-6970
  • Juliano Cláudio Alves UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2021.v16.33851

Resumen

Este artigo busca refletir sobre a prática docente dos profissionais que atuam no contexto educacional do sistema prisional, a partir das vivências experienciadas por parte dos pesquisadores deste estudo que atuam na Cadeia Pública de Cáceres–MT, com foco nos desafios enfrentados, em especial, em tempos de crise — como a decorrente da covid-19. Ancorados em uma pesquisa de cunho bibliográfico, o objetivo deste artigo é dar destaque ao tema do direito à educação que as pessoas em situação de privação de liberdade possuem, a partir das principais concepções sobre a educação no sistema prisional, destacando como se dá a atuação docente dentro desse contexto e os desafios que se apresentam. Como resultado, espera-se identificar, a partir da realidade do sistema carcerário, como a educação na prisão pode se constituir em uma ferramenta auxiliar para e na construção da cidadania e, por conseguinte, no retorno dos indivíduos ali inseridos ao convívio social, munidos de perspectivas efetivas para a (re)construção das suas vidas.

Palavras-chave: Educação. Sistema prisional. Situação de crise. Formação docente.

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Biografía del autor/a

Cloris Violeta Alves Lopes, UFDPar

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará ? UFC e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar. Professora efetiva da Universidade Federal Delta do Parnaíba- UFDPar. Possui experiência na área de Educação básica e superior com ênfase em avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas, relação professor-aluno, ensino e aprendizagem, educação de jovens e adultos e educação nas prisões.

Luciane Miranda Faria, CEFAPRO/SEDUC-MT

Atualmente, é doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Cáceres-MT, área de concentração Estudo de Processos Linguísticos, na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem (2019-2023). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração Teorias e Práticas Pedagógicas da Educação Escolar, na linha de Pesquisa Educação e Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso ? UFMT/Cuiabá-MT (2008). Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa/Inglesa e respectivas Literaturas, pela UNEMAT/Cáceres-MT (1995), por cuja instituição, também, concluiu especialização em Língua Portuguesa e Literatura (2001). Habilitada em Língua Espanhola e respectivas literaturas pela UFMT/Cuiabá-MT (2011). Ocupa, desde 2000, o cargo de professora de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Criança Cidadã da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ? SEDUC-MT. Designada, desde 2009, para a função de Professora Formadora da área da Linguagem no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Polo Cáceres-MT, ocupando a função de gestora/diretora do referido Centro de Formação entre 2013 a 2017. Tem experiência no Ensino Superior na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Linguagem, Leitura e Escrita, Formação Continuada e Ensino-Aprendizagem de Línguas. Integrou o grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento ? ALFALE, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá/Rondonópolis (2006-2008). Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA), liderado pelo orientador prof. Dr. Valdir Silva, coordenador do Projeto de Pesquisa/CNPq (Processo Nº 427522/2016-1) Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas, um estudo sobre os efeitos das tecnologias digitais nas práticas contemporâneas da linguagem e formação de professores da área da Linguagem, na perspectiva da teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos.

Juliano Cláudio Alves, UNEMAT

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres–MT (2014); especialista em Educação Infantil e Especial pela FAE (Faculdade das Águas Emendadas), Brasília–DF (2010); bacharel em Serviço Social pela UNOPAR, Polo de Cáceres–MT (2015); graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo–SP (2005) e graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (ESEFAP) (2000). Servidor
efetivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), no cargo de analista de nível superior, do Centro de Atendimento Socioeducativo Polo Cáceres/MT. Atuei como gerente da unidade de 2014 a 2016. Atuei de 2019/2020 no Centro de Referencial em Direitos Humanos. Estou vice presidente do conselho da comunidade, atuo com politicas do egresso do sistema carcerário. Sou tutor/professor no curso de Pedagogia/Serviço Social/Educação Física da Unopar – Polo Cáceres desde 2012 e professor
orientador de TCC nas parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso no Polo de Rio Branco. Tenho experiência na área da Educação e atuo, principalmente, nas frentes das demandas sociais referentes à violação de direito da criança e do adolescente, em que se discute os seguintes temas: Jovem em conflito; políticas públicas; educação no sistema socioeducativo; educação no sistema prisional e violência no ambiente escolar.

Publicado

2021-09-21