An analysis of education in the prison system of Cáceres-MT

Authors

  • Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda Universidade Federal de Mato Grosso e Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
  • Cloris Violeta Alves Lopes UFDPar
  • Luciane Miranda Faria CEFAPRO/SEDUC-MT https://orcid.org/0000-0003-2404-6970
  • Juliano Cláudio Alves UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2021.v16.33851

Abstract

This article seeks to reflect on the teaching practice of professionals who work in the educational context of the prison system, based on the experiences of the researchers of this study who work in the Public Prison of Cáceres-MT, focusing on the challenges faced, especially in times of crisis - such as the one resulting from COVID-19. Anchored in a bibliographical research, the objective of this article is to highlight the theme of the right to education that people in situation of deprivation of freedom have, from the main conceptions about education in the prison system, highlighting how is the teaching performance within this context and the challenges that are presented. As a result, it is expected to identify, from the reality of the prison system, how education in prison can constitute an auxiliary tool for the construction of citizenship and, consequently, in the return of individuals inserted there to social life, armed with effective perspectives for the (re)construction of their lives.

Keywords: Education. Prison system. Crisis. Teacher training.

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Author Biographies

Cloris Violeta Alves Lopes, UFDPar

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará ? UECE, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará ? UFC e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar. Professora efetiva da Universidade Federal Delta do Parnaíba- UFDPar. Possui experiência na área de Educação básica e superior com ênfase em avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas, relação professor-aluno, ensino e aprendizagem, educação de jovens e adultos e educação nas prisões.

Luciane Miranda Faria, CEFAPRO/SEDUC-MT

Atualmente, é doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Cáceres-MT, área de concentração Estudo de Processos Linguísticos, na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem (2019-2023). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração Teorias e Práticas Pedagógicas da Educação Escolar, na linha de Pesquisa Educação e Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso ? UFMT/Cuiabá-MT (2008). Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa/Inglesa e respectivas Literaturas, pela UNEMAT/Cáceres-MT (1995), por cuja instituição, também, concluiu especialização em Língua Portuguesa e Literatura (2001). Habilitada em Língua Espanhola e respectivas literaturas pela UFMT/Cuiabá-MT (2011). Ocupa, desde 2000, o cargo de professora de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Criança Cidadã da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ? SEDUC-MT. Designada, desde 2009, para a função de Professora Formadora da área da Linguagem no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Polo Cáceres-MT, ocupando a função de gestora/diretora do referido Centro de Formação entre 2013 a 2017. Tem experiência no Ensino Superior na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Linguagem, Leitura e Escrita, Formação Continuada e Ensino-Aprendizagem de Línguas. Integrou o grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento ? ALFALE, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá/Rondonópolis (2006-2008). Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA), liderado pelo orientador prof. Dr. Valdir Silva, coordenador do Projeto de Pesquisa/CNPq (Processo Nº 427522/2016-1) Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas, um estudo sobre os efeitos das tecnologias digitais nas práticas contemporâneas da linguagem e formação de professores da área da Linguagem, na perspectiva da teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos.

Juliano Cláudio Alves, UNEMAT

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres–MT (2014); especialista em Educação Infantil e Especial pela FAE (Faculdade das Águas Emendadas), Brasília–DF (2010); bacharel em Serviço Social pela UNOPAR, Polo de Cáceres–MT (2015); graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), São Paulo–SP (2005) e graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Alta Paulista (ESEFAP) (2000). Servidor
efetivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), no cargo de analista de nível superior, do Centro de Atendimento Socioeducativo Polo Cáceres/MT. Atuei como gerente da unidade de 2014 a 2016. Atuei de 2019/2020 no Centro de Referencial em Direitos Humanos. Estou vice presidente do conselho da comunidade, atuo com politicas do egresso do sistema carcerário. Sou tutor/professor no curso de Pedagogia/Serviço Social/Educação Física da Unopar – Polo Cáceres desde 2012 e professor
orientador de TCC nas parceladas da Universidade Estadual de Mato Grosso no Polo de Rio Branco. Tenho experiência na área da Educação e atuo, principalmente, nas frentes das demandas sociais referentes à violação de direito da criança e do adolescente, em que se discute os seguintes temas: Jovem em conflito; políticas públicas; educação no sistema socioeducativo; educação no sistema prisional e violência no ambiente escolar.

Published

2021-09-21