O Popular Urbano Esquadrinhado: Uma homenagem crítica aos trinta anos da obra “Getúlio da Paixão Cearense”, de José Miguel Wisnik

Autores

  • Dmitri Cerboncini Fernandes Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCSO-ICH-UFJF)

Resumo

Este artigo toma como mote o diálogo com um ensaio que marcou época nos escritos sobre música popular, o Getúlio da Paixão Cearense, de José Miguel Wisnik. Não se trata, no entanto, de texto laudatório; embasado em achados sócio-históricos provenientes de materiais caros a uma bibliografia mais atualizada, questiono os limites epistemológicos e teóricos das asserções centrais de Wisnik e, por conseguinte, de toda uma gama de estudos que ainda hoje, trinta e um anos após o ensaio vir a lume, se escoram em argumentos do mesmo tipo. Demonstro por meio da análise de eventos aparentemente secundários e de personagens relegados ao esquecimento que o ensaio de Wisnik acaba não esclarecendo a situação analisada, mas incorrendo nos mesmos equívocos que ele havia assinalado.

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Biografia do Autor

Dmitri Cerboncini Fernandes, Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCSO-ICH-UFJF)

Bacharel em Ciências Sociais (FFLCH-USP), Doutor em Sociologia (PPGS-FFLCHUSP e EHESS-Paris) e Pós-Doutor em História Social (PPGHS-FFLCH-USP). 

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Publicado

2015-03-26